ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Taxa de Lixo já pode ser paga em cota única em Guarapuava

Quem preferir pode parcelar pela conta de água.

16/01/2020

A Prefeitura de Guarapuava começou a entregar os boletos da Taxa de Lixo para 17 mil contribuintes que optaram no ano passado pela forma de pagamento único. Nos demais domicílios a tarifa será cobrada por meio da segunda opção: o parcelamento através da conta de água. Nesta modalidade, o valor será dividido em 10 vezes e cobrado a partir do mês de março.

“Os guarapuavanos sempre pagaram essa taxa de lixo mas, anteriormente, ela era cobrada junto com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Fizemos essa mudança com o intuito de diminuir o valor do percentual de inadimplência e já estamos com progressos. Desde a alteração no segundo semestre de 2019 reduzimos a inadimplência de 38% para uma média de 5%”, ressaltou o secretário de Finanças, Diocesar Costa de Souza.

Quem preferir não pagar o boleto que está recebendo agora e quiser optar pelo pagamento parcelado, basta desconsiderá-lo. Assim, automaticamente, a taxa será lançada e cobrada pela Sanepar.

Nos dois casos o cálculo é feito com base no consumo de água dos domicílios.

“Essa é uma metodologia mais coerente e justa, calculada através das faixas de consumos em metros cúbicos”, explicou. “Para os munícipes, a recomendação é que a taxa seja paga de forma parcelada na conta de água, já que desta forma não haverá anuidade e nenhum adicional”, finalizou.

Arrecadação

Em Guarapuava, a arrecadação com o pagamento da tarifa do lixo é utilizada para custear o processo de coleta, destinação e manutenção do aterro sanitário. Segundo o secretário, o valor da taxa que os guarapuavanos receberão em suas casas é calculado a partir do consumo de água.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar