ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Polícia Militar vai intensificar fiscalização de veículos barulhentos em Guarapuava

Objetivo é coibir veículos com escapamento adulterado, infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito.

11/01/2020

Ouça no player. Reportagem Cléber Moletta.

A Polícia Militar informou que deve intensificar a fiscalização de veículos barulhentos na cidade de Guarapuava. Segundo a comandante do Pelotão de Trânsito do 16 º Batalhão de Polícia Militar, aspirante Patrícia Silvério, existe uma demanda da população que reclama com frequência da perturbação causada pelos veículos – principalmente motos – com escapamentos abertos pela cidade.

“Nós recebemos diversos pedidos de providência a cerca desse problema, por conta do barulho, que incomoda a pessoa que está trabalhando, que está em casa, muitas vezes acamada, é incomodo para sociedade em geral”, disse a comandante.

A fiscalização será realizada com base na legislação de trânsito. Conforme o artigo 230 XI do CTB (Código Brasileiro de Trânsito) “conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante” é uma infração de natureza grave.

“Nós estamos avisando sobre essa intensificação na fiscalização para que as pessoas se antecipem e arrumem os escapamentos”, explica Patrícia. Segundo ela, o objetivo é garantir o bem comum e o cumprimento das normas de trânsito.

Além do barulho, os escapamentos adulterados também geram emissão de poluentes em desacordo com as normas.

Ela explicou que muitos motociclistas justificam a alteração por questões de “visibilidade”. Os condutores flagrados já relataram que com o barulho podem serão vistos por motoristas de carros.

“Mas não é dessa maneira que ele vai ser visto”, alerta Patrícia. “O que ele tem que fazer? Ligar os faróis, entrar no campo de visão do motoristas, manter uma distância segura e andar na velocidade da via. Tomando essas atitudes ele não precisa abrir o escapamento”, conclui.

Penalidades

Todos os veículos flagrados com escapamentos em desacordo são multados e recolhidos. O proprietário terá um prazo para realizar o conserto do escapamento e somente assim terá o veiculo liberado. Enquanto não corrigir o problema o carro ou moto não pode rodar, devendo ser guinchado.

Perturbação

Ainda que o barulho causado pelos veículos possa causar perturbação do sossego, esse não será o foco da fiscalização. Nesses casos é preciso que uma vítima represente contra o autor da perturbação. Geralmente isso não é possível porque os que são prejudicados pelo barulho não conseguem identificar o veículo que está causando os ruídos.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar