ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Multado presidente da Câmara de Reserva do Iguaçu em 2017 por atrasar envio de dados

Contas do Legislativo daquele ano foram julgadas regulares com cinco ressalvas, incluindo a extrapolação do teto de gastos e atraso na alimentação do SIM-AM. Cabe recurso da decisão.

20/12/2019

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aplicou multa a Juarez Aramis Senoski Pinto, presidente da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu em 2017. O motivo foram os atrasos no envio de dados obrigatórios ao Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal em 13 ocasiões, da abertura do exercício ao mês de dezembro, que variaram de 20 a 311 dias. Cabe recurso.

As contas daquele ano foram julgadas regulares com cinco ressalvas: atraso na entrega dos dados; extrapolação do teto de gastos para despesas do Poder Legislativo; déficit financeiro na fonte de recursos livres; divergências de saldos em quaisquer classes ou grupos do Balanço Patrimonial emitido pela contabilidade da entidade e os dados enviados ao SIM-AM; e o fato de o Relatório de Controle Interno encaminhado na Prestação de Contas Anual (PCA) não apresentar o mínimo de conteúdos prescritos pelo Tribunal.

O relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, votou pela regularidade com ressalva das contas. Ele propôs a aplicação, ao então presidente, da multa prevista no artigo 87, inciso III, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). A sanção corresponde a 30 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Paraná (UPF-PR), que sofre atualização mensal. Em dezembro, a UPF-PR vale R$ 104,37 e a multa soma R$ 3.131,10.

Os demais membros da Segunda Câmara do TCE-PR acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, na sessão do dia 19 de novembro. A decisão está contida no Acórdão nº 3558/19 - Segunda Câmara, publicado no dia 25 de novembro, na edição nº 2.192 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Informação do TCE.

 

 

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar