ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Programa incentiva a criação de novas startups, em Guarapuava

Startup Garage, programa do Sebrae/PR, foi realizado em parceria com a UTFPR e com a Faculdade Guairacá.

17/12/2019

Acadêmicos da Faculdade Guairacá e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Guarapuava, na região Centro do estado, participaram do Startup Garage, programa do Sebrae/PR, aplicado em parceria com as duas instituições de ensino, com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a criação de novas startups. O evento de encerramento aconteceu na última sexta-feira (13), no escritório do Sebrae/PR, em Guarapuava, com a apresentação de cinco startups para uma banca de investidores, além de um talk-show, com empreendedores da região. 
O prêmio ‘Startup Destaque’ foi para a Just Home, plataforma digital de compartilhamento de moradias e que tem público-alvo estudantes. O diferencial é que o interessado responde a um questionário, que ajudar a identificar se existe afinidade entre as pessoas que irão compartilhar o mesmo espaço. Conforme o acadêmico de Engenharia Mecânica, da UTFPR, Gilmar Lejambre, a ideia da Just Home é lançar o produto no mercado, a partir de janeiro de 2020.
Dentre as premiações para a ‘Startup Destaque’ estão a incubação no Hotel Tecnológico da UTFPR, bolsa de pós-graduação na Faculdade Guairacá, além de consultorias, vagas no Empretec e subsídios para participação em eventos da área, através do Sebrae/PR.
O Programa, que teve duração de quatro meses, disponibilizou 40 vagas, e trabalhou fases com avaliações específicas. A primeira fase foi da descoberta, que incluiu workshops sobre times de alta performance, mercado, ideias e modelo de negócios. A fase seguinte tratou do produto, com temas como a validação de mercado, prototipação, canais de vendas e modelo financeiro. Na fase de mercado foram trabalhados temas como o planejamento de marketing, preparação para vendas, aspectos jurídicos, participação de investimentos e banca com investidores.
Conforme o consultor do Sebrae/PR, Marcos Ambrósio, o Startup Garage auxilia no fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo local e regional, oferecendo aos acadêmicos um ambiente propício para a criação de startups. “O objetivo é incentivar a visão empreendedora nos acadêmicos e mostrar que é possível ter o próprio negócio”, diz. As startups desenvolvidas no programa são de setores como agritech, construtech, edutech e socialtech.
O coordenador de Comunicação e Marketing, da Faculdade Guairacá, Jean Koszalka, ressalta que o Startup Garage selecionou os acadêmicos mais determinados, com vontade de empreender e capazes de entender a nova tendência do mercado. “Através do programa conseguimos vislumbrar a mudança no perfil dos participantes, que estão mais críticos, atenciosos ao mercado e com diferencial competitivo”, considera.
O professor e diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, da UTFPR, Adriano Martins Souza, ressalta que a instituição de ensino possibilita aos acadêmicos a oportunidade de experimentarem ações junto ao mercado antes mesmo da conclusão da graduação. “A parceria com o Sebrae/PR é primordial e é o combustível para rodarmos boa parte daquilo que colocamos como desafio. O Startup Garage é mais um resultado do estreitamento da UTFPR com o Sebrae/PR”, comenta.

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar