ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Centro Juvenil de Artes divulga selecionados no 1º Concurso Paranaense de Desenho

Os 40 desenhos escolhidos são de crianças e adolescentes de diferentes regiões do Estado.

23/11/2019

O Centro Juvenil de Artes (CJA) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) divulgou nesta sexta-feira (22/11) a lista com os nomes dos 40 participantes selecionados no 1º Concurso Paranaense de Desenho. Foram 20 desenhos na categoria Infantil (8 a 12 anos) e 20 na categoria Juvenil (13 a 17 anos). A lista com todos os nomes está disponível em www.cjap.seec.pr.gov.br.

Foram quase 600 desenhos recebidos de várias regiões do Paraná, o que surpreendeu a comissão organizadora.  Os 40 desenhos selecionados são de crianças e adolescentes de 20 cidades paranaenses: Apucarana, Assaí, Barracão, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Iretama, Mandaguari, Maringá, Nova América da Colina, Paranaguá, Paula Freitas, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais e Sertanópolis.

A Comissão Julgadora foi formada pelos artistas plásticos Alfi Vivern, Ariana Labre e Luiza Urban, que ficaram impressionados com a qualidade de grande parte dos trabalhos recebidos, desde o cuidado na organização dos elementos e na composição, até a poética e reflexão proposta nas obras.

As inscrições deveriam ser feitas por um responsável pelo participante, que poderia ser da escola que ele frequenta ou um familiar. A comissão recebeu algumas inscrições de pais, mas a maioria foi enviada por professores, que trabalharam os temas em sala de aula, se preocuparam com os desenhos, com a produção e o envio. Esse era um dos objetivos do concurso: que a temática, as heranças culturais paranaenses, fosse abordada em salas de aula, em diferentes disciplinas.

PRÓXIMO PASSO – O responsável pelo participante que estiver com o nome na lista dos 40 selecionados deve providenciar o envio ou a entrega do desenho original o mais breve possível. O prazo máximo para o envio ou entrega dos desenhos é até as 20h do dia 5 de dezembro de 2019. O endereço para entrega/envio é: Centro Juvenil de Artes. Rua Mateus Leme, 56. CEP: 80.510-190, São Francisco. Curitiba/PR.

É fundamental que o desenho original seja colocado em um envelope junto com a ficha de inscrição e a autorização de uso de imagem, ambos devidamente impressos, preenchidos e assinados. O item 9 do Regulamento do Concurso, explica exatamente como deve ser feita essa entrega/postagem.

Assim que os desenhos originais estiverem todos no Centro Juvenil de Artes, a Comissão Julgadora será novamente reunida para selecionar os três trabalhos que serão premiados em cada categoria.

EXPOSIÇÃO E PREMIAÇÃO – Esses 40 desenhos vão compor uma exposição coletiva que abre no dia 10 de dezembro de 2019 na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em Curitiba. Nesse dia serão anunciados os três melhores de cada categoria, que receberão uma premiação especial: 1 aparelho de videogame para o primeiro colocado de cada categoria; 1 câmera fotográfica para o segundo colocado; e um kit de material artístico para o terceiro.

 

Fachada Centro Juvenil de Artes: Foto Kraw Penas/SECC

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar