ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Enem 2019: aplicador de prova pode ter sido responsável por vazar a foto da redação

O tema da redação foi a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

04/11/2019

Investigações da Polícia Federal (PF) indicam que um aplicador de prova foi o responsável por vazar a foto da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 nas redes sociais logo após o início do exame.

O ministro da Educação contou, durante coletiva de imprensa, que a suspeita de que tenha sido um aplicador se deve ao fato de que aparecem na imagem três provas de pessoas que faltaram e apenas aplicadores têm acesso ao caderno de provas de candidatos faltosos. Abraham Weintraub não confirmou a informação dada inicialmente de que o vazamento teria acontecido em Pernambuco.

Apesar disso, o ministro da Educação afirmou que não há margem para questionamentos legais do Enem e que o exame foi um sucesso. O tema da redação foi a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Cerca de 3,9 milhões pessoas participaram ontem (3) do 1º dia do exame em todo o Brasil. Somente no Rio de Janeiro, foram mais de 260 mil, e, de acordo com o MEC, 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras em todo o país.

O Ministério da Educação (MEC) informou que os cerca de 1,2 milhão faltosos representam 23% do total de inscritos. O índice total de abstenções no Enem 2019 será fechado apenas após o 2º dia de aplicação, no próximo domingo, dia 10.

Quem não fez a prova ontem (3) ainda poderá comparecer ao 2º e último dia do exame.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar