ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Alberto Fernández vence Macri e é eleito presidente da Argentina no 1º turno

Ex-presidente Cristina Kirchner é eleita vice. Em meio a um amplo descontentamento devido à crise econômica na Argentina, Alberto Fernández venceu a eleição presidencial e consagrou o retorno da centro-esquerda peronista à Casa Rosada.

28/10/2019

Alberto Fernández foi eleito novo presidente da Argentina nas eleições deste domingo (27). Com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice na chapa, ele derrotou o atual mandatário, Mauricio Macri – resultado previsto ainda nas prévias eleitorais de agosto.

O presidente eleito foi uma surpresa na campanha eleitoral argentina. Peronista moderado e pragmático, o professor de direito da Universidade de Buenos Aires foi alavancado pela companheira de chapa, Cristina Kirchner, e teve o apoio de um núcleo de conselheiros, o Grupo Callao (referência ao endereço onde eles se reúnem, na Avenida Callao, em Buenos Aires).

 

O derrotado

Macri chegou ao poder em 2015 com a promessa de liberalização e crescimento econômico. Em vez disso, a Argentina rumou a uma profunda recessão, com a inflação anual superior a 50% e um terço da população abaixo da linha da pobreza.

A crise econômica ficou mais severa em 2018, quando o peso argentino perdeu cerca de metade de seu valor.

Com G1 e Terra

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar