ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Está chegando o momento: Diocese de Guarapuava festeja o Jubileu de Ouro no dia 26 de junho

Em meio século de existência, muitas foram as conquistas que marcaram a história da Diocese de Guarapuava. A fé e a devoção de toda a comunidade formaram bases sólidas para que os caminhos fossem trilhados.

14/06/2016

Foto: (Festa da Padroeira e envio das imagens no dia 02 de fevereiro de 2016)

Para os devotos de Nossa Senhora de Belém, todos os dias devem ser considerados dias de graça e, portanto, motivos de comemorações e de celebrações intensa em favor da Mãe que está sempre pronta a acalentar, a suportar nos momentos mais difíceis. No entanto, o dia 26 de junho se mostra como um dia pleno de luz, de amor e de muitas alegrias. Neste dia, celebra-se o Jubileu de Ouro da Diocese de Guarapuava que tem como sua Padroeira, Nossa Senhora de Belém.

Meio século se passou desde o dia 26 de junho de 1966 quando foi então instalada a maior Diocese de todo o Paraná. Foram tempos difíceis segundo os relatos históricos, mas que valeram a pena, pois através das dificuldades, tudo o que foi conseguido conquistar, erigir, se tornaram sólidos e permanecerão servindo de inspiração e de oportunidades para novas conquistas.

Muita coisa mudou desde a instalação da Diocese. A cidade de Guarapuava não é a mesma e nem poderia ser. Evoluiu. Transformou-se. Os municípios que pertencem à Diocese também mudaram e continuam mudando. Houve muitas conquistas neste período, mas também é necessário lembrar que as dificuldades foram muitas. Cada Paróquia, cada comunidade com seu jeito, com seu estilo de celebrar, conseguiu, com amor, cativar as pessoas ao longo destes cinquenta anos e incutir em cada coração a doçura que vem do Ser Mãe, da acolhida permanente para com seus filhos. Mensagem direta dos ensinamentos de Nossa Senhora de Belém e que fala ao coração de todos.

As comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese de Guarapuava começaram ainda em 2015, com as muitas preparações e elaboração de projetos que viessem ao encontro das pessoas pertencentes às Paróquias de sua abrangência. Em janeiro deste ano, com muitas celebrações envolvendo todas as Paróquias dos quatro Decanatos, numa união de alegria regada a agradecimentos, foi lançada então, oficialmente, as Programações Jubilares.

A novena que aconteceu de 24 de janeiro a 01 de fevereiro, serviu como um aquecimento prévio dos corações e uma preparação espiritual para os trabalhos jubilares que viriam depois nas comunidades.

No dia 02 de fevereiro, Dia da Padroeira, uma grande celebração que lotou a Nova Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava e que contou com a presença de sacerdotes e fiéis de todas as Paróquias e Comunidades da Diocese, marcou o início das festividades jubilares.

As comemorações que duraram todo o dia retrataram com fidelidade a grande devoção que a população tem para com a Padroeira da Catedral e também da Diocese.

O momento do envio das quatro imagens de Nossa Senhora de Belém aos Decanatos, foi emocionante. Na ocasião, o Pároco da Catedral, Padre Acácio Evêncio de Oliveira, destacou o momento como importantíssimo para toda a Diocese e também para cada pessoa. “É a mãe indo ao encontro dos seus filhos neste Ano Jubilar. Isto é muito emocionante e importante para cada um que aqui está e que terá contato com estes momentos maravilhosos em suas casas, em suas cidades”, pontuou Padre Acácio na ocasião.

As imagens chegaram aos Decanatos e, neste período, passaram a cumprir uma programação pré-estabelecida de percorrer todas as comunidades paroquiais até chegar novamente à Catedral. Neste ínterim, cada uma destas comunidades ficou encarregada da acolhida e das festividades junto aos fiéis. As celebrações foram muitas e as marcas positivas de evangelização ficaram nestes lugares e permanecerão nos corações de todos para sempre.

“A cada passagem da imagem pelas Paróquias e Comunidades, temos a certeza de que fica sempre muito amor por parte de Nossa Senhora de Belém e das pessoas para com ela. A Mãe tem este poder de unir a todos com seu amor e de tornar os caminhos, mesmo árduos, em estradas fáceis de serem trilhadas”, destacou Padre Acácio.

Muitos foram os caminhos percorridos ao longo destes cinco meses de peregrinação das imagens. A cada passagem pelas cidades, um motivo para novas celebrações e agradecimentos e a confirmação da devoção para com Nossa Senhora de Belém.

A grande festa de encerramento desta etapa das comemorações com a chagada das quatro imagens à Catedral em Guarapuava está prevista para a manhã do dia 26 de junho.

Uma missa que será celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Wagner da Silva, com a participação de todos os Padres da Diocese, às 10 horas da manhã será ponto marcante deste dia que entrará para a história desta grande Comunidade, selando, portanto, meio século de existência desta Diocese, a maior do Estado do Paraná.

O convite para este dia especial se estende a todos. Muitas atrações marcarão o momento e também pontuarão os passos dados pelas pessoas que, em unidade, foram capazes de formar e de manter viva a chama desta grande família ao longo dos cinquenta anos de existência.

 

Diopuava

Comentários