ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Bispo de Guarapuava comemora jubileu de ouro dos primeiros votos

Há meio século, Dom Antônio Wagner da Silva professava os primeiros votos de sua vida religiosa. Esta foi a manifestação clara de que serviria para sempre ao maior dos reinos, o Reino de Deus.

02/02/2016

No olhar do homem, a comunicação que esfuzia. Vontade pulsante de ser melhor enquanto pessoa, de fazer o melhor a cada instante para todos à sua volta.

Movido a desafios e paixão latente pela Igreja, nunca hesitou sobre seguir seu coração sempre embasado no discernimento e na justiça que vem de Jesus Cristo, face humana de Deus vivo.

Nascido para servir, o homem professou seus votos e, através deles, seguiu sua busca, pautado sempre pelo amor de Deus, farol a lhe guiar por mar aberto, sem a preocupação de perder de vista o ponto de partida, o porto-seguro, o lugar onde sempre teve a certeza de poder ancorar e descansar quando necessário.

Há meio século, Dom Antônio Wagner da Silva, então com 22 anos, professava seus primeiros votos religiosos, numa manifestação clara de que serviria ao maior dos Reinos pelo resto de sua vida, o Reino de Deus.

Nascido no dia 25 de março de 1944, em Luz, Minas Gerais, a vocação sacerdotal se manifestou muito cedo no menino. Apoiado pela comunidade e pela família que sempre exerceu a base fundamental em sua vida foi acolhido pela Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Lavras, no mesmo Estado. Dali em diante, a busca por conhecimento por parte do jovem Wagner foi sua messe, seu objetivo principal. Passou por várias cidades para seguir seus estudos, como Corupá, Brusque, Taubaté e São João del Rey, onde obteve licenciatura em filosofia. No dia 11 de dezembro de 1971, Antônio Wagner da Silva era ordenado Padre.

Famílias, amigos, conhecidos, gente que, de uma forma ou de outra passou pela vida de então Padre Wagner, são unânimes em dizer: Ele sempre deu prova de ser um sacerdote autêntico, um verdadeiro operário a serviço de Deus e das pessoas, sem distinção de quem quer que fosse ou da situação em que se encontrava.

Sua visão pastoral e ousadia de um sonhador permitiram que se consagrasse como um verdadeiro homem das comunicações inserindo, sem receio algum, a Igreja na mídia.

Conquistas marcantes como a compra da Rádio Difusora, importante veículo evangelizador em Joinville, Santa Catarina, emissora pertencente à Comunidade Arca da Aliança é um exemplo crasso de vontade, perseverança e muito amor por disseminar a Palavra de Deus por parte do à época sacerdote. A luta para pagar os custos com a nova emissora foi muito grande, mas sem desanimar, o então Padre e Pároco daquela comunidade, Antônio Wagner da Silva, convidou a todos para que se unissem e, numa manifestação de amor e objetivo mútuo em prol de uma causa maior, dispendessem de recursos para honrar o que à época era considerada uma vultosa conta.

Inspirado nos ensinamentos de São Vicente de Paulo que diz que: "Quando cuidamos dos negócios de Deus, Ele cuidará de nossos negócios", a batalha em favor da nova e importante emissora foi vencida tornando-a sustentável e riquíssima em conteúdos disseminados à forma de informação, evangelização e de oração.

No mesmo ritmo de trabalho, o incansável padre Wagner provocou verdadeira revolução nos Grupos de Reflexão de sua Paróquia, injetando em todos da comunidade grandes doses de entusiasmo e muita alegria, uma experiência que trouxe consigo de sua terra natal, o Estado de Minas Gerais.

Diopuava

Comentários