ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Unicentro faz reabilitação pulmonar em pacientes da Covid-19

A reabilitação pulmonar prevê uma série de exercícios respiratórios e físicos.

27/06/2020

A Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, e a Prefeitura de Guarapuava firmaram parceria para reabilitação pulmonar de pacientes recuperados da Covid-19. Iniciado na primeira semana de junho, o projeto é desenvolvido pela Clínica Escola de Fisioterapia, no Setor de Ciências da Saúde da instituição. Os equipamentos de Espirometria e Bioimpedância e os exercitadores respiratórios usados no projeto foram adquiridos com aporte financeiro de 17 mil reais viabilizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Governo do Estado.

A Covid-19 afeta os pulmões dos pacientes e, em algumas situações, causa alteração no sistema muscular, prejudicando a qualidade de vida dessas pessoas. A reabilitação pulmonar prevê uma série de exercícios respiratórios e físicos, a fim de melhorar a condição respiratória e a capacidade física dos pacientes, reduzindo o cansaço físico e a falta de ar.

As sessões de fisioterapia são feitas duas vezes por semana, sendo que o protocolo completo de reabilitação respiratória pode durar até oito semanas, com reavaliação contínua da condição clínica dos pacientes. A participação dos pacientes ocorre de forma voluntária e totalmente sigilosa. Até o momento, 32 pessoas estão sendo acompanhadas pelo projeto.

Na semana passada, sete pacientes foram submetidos a avaliação presencial. Dessas pessoas, duas tiveram indicação para reabilitação pulmonar, necessitando melhorar a condição funcional e respiratória.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar