ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Secretaria considera transmissão comunitária de Covid-19 em Guarapuava

As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos.

26/03/2020

A Secretaria Municipal de Saúde declarou, nesta quinta-feira (26), o reconhecimento da transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) em Guarapuava. O secretário Celso Góes anunciou o fato no final da tarde.

A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outro país). As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos.

Ainda segundo Góes, Guarapuava tem 38 casos do coronavirus, 6 casos descartados, 31 aguardando resultado e um confirmado. "O paciente confirmado é do sexo masculino, 57 anos, está numa UTI no hospital, com ventilação mecânica", disse.

Nos casos de síndrome gripal, febre e coriza, as pessoas são orientadas a ficarem em isolamento doméstico. Dificuldades para respirar tem que ser avisadas pelo 0800-642-0019 que uma equipe do Samu se dirigirá até a residência, disse o secretário.


 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar