ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Saúde alerta para medidas de prevenção contra surto de meningite no município de Virmond

Etapa de jogos regionais escolares será adiada.

28/09/2018

As secretarias estaduais da Saúde, do Esporte e da Educação solicitaram que a prefeitura de Virmond, na região central de Estado, que adie a etapa de jogos regionais escolares, programada para este final de semana, como medida de prevenção de transmissão de meningite. A medida foi necessária porque foram registrados seis casos de meningite meningocócica na cidade nos últimos quatro meses, sendo que o último caso suspeito foi registrado nesta quinta-feira (27), o que caracteriza um surto da doença no município.

(Ouça o chefe da seção de vigilância epidemiológica da 5ª Regional de Saúde, Tiago dos Santos,  clicando no player).

A meningite meningocócica é uma doença transmitida por via respiratória, através de gotículas de saliva expelidas por meio da fala, espirro, tosse, beijo ou compartilhamento de objetos pessoais. 

Quatro moradores de Virmond que contraíram a meningite são adolescentes e adultos jovens, entre 16 e 31 anos (sendo que dois deles compartilharam narguilé) e os dois últimos crianças de 8 e 6 anos. A criança diagnosticada ontem está internada em hospital de Laranjeiras do Sul em tratamento e seus exames coletados foram enviados para análise no Laboratório Central do Estado.

Para reforçar as medidas de bloqueio do surto, a Secretaria de Estado da Saúde enviou à Virmond um reforço de medicamentos específicos para bloqueio dos contatos dos pacientes. A 5ª Regional de Saúde monitora todos os casos suspeitos e apoia as ações dos técnicos municipais.

Sintomas

Os principais sintomas da meningite são febre alta repentina, dor de cabeça, rigidez de nuca, vômito e em alguns casos podem também aparecer manchas na pele. 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar