21/11/2019
Foi sancionada a lei da Parada Segura em Guarapuava. A medida beneficia mulheres, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que utilizam o transporte coletivo. Entre 21h e 6h do dia seguinte esses usuários podem pedir ao motorista para desembarcar fora dos pontos, desde que sem sair da rota. Para tanto, basta avisar o motorista onde deseja parar com antecedência.
O projeto de autoria da vereadora Terezinha Daiprai (PT) foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito municipal, Cesar Silvesti Filho (Podemos). O objetivo é dar mais segurança aos usuários. A medida deve entrar em vigor em 20 de fevereiro de 2020.
Até a entrada em vigor a Lei sugere que o município pode regulamentar a medida. Também sugere a necessidade de utilizar meios de divulgação aos usuários.
Outras cidades
Com o Parada Segura o sistema de transporte coletivo de Guarapuava se iguala ao de outras cidades que também adotaram a medida. Curitiba e Ponta Grossa, por exemplo, já tem esse benefício previsto em suas legislações. Em nenhum dos casos ocorreu aumento de custo para o transporte.