ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Rádio Cultura de Guarapuava vence prêmio Femipa de jornalismo

Série de reportagens sobre hospitais filantrópicos de Guarapuava venceu a categoria rádio do prêmio promovido pela Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa).

15/03/2019

A Rádio Cultura venceu o prêmio Femipa de Jornalismo, realizado pela Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa). A série de reportagens sobre os hospitais filantrópicos de Guarapuava, produzida pelo jornalista Cléber Moletta, foi a primeira colocada na categoria rádio.

O prêmio foi entregue na manhã de hoje (15), durante o 12º Seminário Femipa, na Associação Médica do Paraná, em Curitiba. A Rádio Bons Ventos, de Goiânia, e Band News, de Curitiba, foram segunda e terceira colocadas, respectivamente.

"Isso demonstra a força do rádio, a qualidade da produção jornalística da Rádio Cultura FM e comprometimento da emissora com os temas de interesse da comunidade", disse Jorge Teles, diretor de jornalismo da Cultura FM.

 

Reportagem premiada

A série de reportagens foi ao ar no mês de janeiro de 2019 e debateu a gestão dos hospitais filantrópicos em Guarapuava. A cidade conta com dois hospitais filantrópicos: São Vicente de Paulo e Santa Tereza, que respondem por praticamente todo atendimento pelo SUS, pois não existe hospital público na cidade e região. Também são as duas casas hospitalares que asseguram boa parte do atendimento de convênios e particulares.

As cinco reportagens da série buscaram explicar aos ouvintes como essas instituições são financiadas, porque frequentemente enfrentam problemas financeiros, como planejam a oferta de serviços, que medidas realizam para tornar-se mais eficientes – considerando o déficit deixado pelo SUS, dentre outros temas.

Também abordamos como o hospital São Vicente se recuperou de uma grave crise financeira em 2011 e quais ações o Santa Tereza/Instituto Virmond está realizando atualmente para superar um problema financeiro grave. O caso Santa Tereza, aliás, foi o motivador para realizarmos a reportagem no início desse ano, já que o fechamento de um dos setores do hospital – pela saída de alguns médicos que estavam sem receber – recolocou o tema na pauta da cidade, despertando interesse da população sobre o tema. Além da cobertura factual, focada na administração do Santa Tereza, buscou-se ampliar abordagem e oferecer uma compreensão mais ampla sobre o funcionamento e a gestão dos hospitais.

Link das reportagens: http://centralcultura.com.br/serie-de-reportagens-aborda-a-gestao-dos-hospitais-filantropicos

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar