ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Projeto da Surg em parceria com a Depen é reconhecido nacionalmente

Em Guarapuava, o convênio com a Depen abrange 300 detentos que além da Surg, trabalham em outras empresas do mercado formal.

16/07/2020

A Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) foi reconhecida nacionalmente por trabalho social realizado desde 2015, através de uma parceria com o Depen (Departamento Penitenciário).

A iniciativa oportuniza a reinserção de apenados no mercado de trabalho, bem como a profissionalização de condenados em regime semiaberto que cumprem pena na cidade. O reconhecimento desse trabalho veio através da premiação da Secretaria de Estado da Segurança Pública com o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional (Resgata).

Atualmente, 60 detentos integram o trabalho de reinserção social feito através da parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e o Depen. Na Surg, os condenados trabalham de 40 a 44 horas semanais em serviços de manutenção urbana como roçada, sinalização viária, coleta de lixo, construção de calçadas e galerias pluviais.

Durante suas atividades de trabalho, os usuários são acompanhados por um sistema de monitoramento que é abrigado em um site, contendo as informações emitidas pela tornozeleira eletrônica. Além disso, o emprego também contribui para a redução da pena, já que a cada três dias trabalhados, o monitorado ganha o benefício de um dia de remição da pena pela qual foi condenado.

Em Guarapuava, o convênio com a Depen abrange 300 detentos que além da Surg, trabalham em outras empresas do mercado formal. Com isto, a economia também é beneficiada, já que parte do salário pago pela empresa conveniada (25%) vai para o Fundo Penitenciário do Paraná e o restante (75%) é destinado ao preso, em uma conta-poupança prisional do Banco do Brasil.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar