ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Professores ocupam Núcleo de Educação nesta quinta (11)

Os atos acontecem em todo o Estado como forma de pressão ao governador.

11/07/2019

Na manhã desta quinta (11), professores e funcionários pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Guarapuava iniciaram a ocupação do prédio.  De acordo com a presidente do diretório regional da APP-Sindicato, Terezinha Daiprai, a ocupação é uma forma de pressionar o governo de Ratinho Júnior (PSD).

A gente está nos órgãos mais próximos do governo para fazer com que o governador se posicione, disse Terezinha. "O núcleo regional representa a secretaria de educação aqui na região e, portanto representa o governo. Ele não pode continuar fingindo que ignora o movimento”, explica.

A pauta dos grevistas contém mais de 60 itens, entre eles, Terezinha destaca a reposição salarial dos professores e a abertura de concursos públicos para a contratação de mais professores e funcionários.

Outros pontos incluem o respeito ao plano de carreira dos pedagogos e pedagogas; reivindicação do salário mínimo regional para zeladoras e vale alimentação para os funcionários que ganham salários mais baixos. “Hoje as nossas zeladoras até brincam que elas têm um vale coxinha, e não alimentação, porque o valor é irrisório”, comenta Terezinha.

A greve teve início no dia 25 de junho. “Hoje podemos afirmar com certeza que aqui em Guarapuava nos temos parcialmente 60% da categoria parcialmente parada e 30% totalmente parada”, explica Terezinha.

“Ninguém quer continuar de eterno fazendo greve, só que nós precisamos de uma resposta concreta do governador em relação à data-base e demais itens da nossa pauta”, ressalta a professora.

Rita Hilachuk (estagiária) - supervisão Céci Maciel.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar