ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Formosa (GO)

Nascido na cidade de Mara Rosa, no Estado de Goiás, em 1960, dom Adair ingressou, aos 20 anos, no Seminário de Brasília onde cursou o Ensino Médio e os primeiros anos do curso de Filosofia.

27/02/2019

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 27, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Formosa (GO), dom Adair José Guimarães, transferindo-o da sede episcopal de Rubiataba-Mozarlândia, no Estado de Goiás. Atualmente, a diocese de Formosa tem como Administrador Apostólico o arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, que assumiu as atividades em 2018, quando o então bispo dom José Ronaldo Ribeiro renunciou ao cargo.

Dom Adair José Guimarães

Nascido na cidade de Mara Rosa, no Estado de Goiás, em 1960, dom Adair ingressou, aos 20 anos, no Seminário de Brasília onde cursou o Ensino Médio e os primeiros anos do curso de Filosofia. Em 1982 concluiu o curso no Instituto de Filosofia João Paulo II, da arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele também estudou Teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Tem especialização em Direito Canônico Matrimonial, pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro.

Ordenado padre em 21 de dezembro de 1986, já exerceu os postos de Pároco na Catedral de Uruaçu (1987 a 1998), na Paróquia Santo Antônio, em Mara Rosa (1999 a 2005) e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minaçu (GO). Adair foi, também, reitor do Seminário de Uruaçu; responsável pela Pastoral Vocacional e da Juventude na diocese; coordenador diocesano de pastoral; presidente da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-teológicos do Brasil (OSIB), entre outras funções.

No dia 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI para a diocese de Rubiataba-Mozarlândia. A posse, como terceiro bispo da diocese aconteceu no dia 25 de maio de 2008. Como prelado assumiu as funções de Juiz Presidente do Tribunal Eclesiástico da arquidiocese de Goiânia; membro da Equipe do Seminário Interdiocesano de Goiânia e bispo referência para a liturgia no Centro-Oeste.

CNBB

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar