ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Padres reitores de seminário no Brasil participam de encontro em Roma

Do Paraná, participaram nove padres que exercem o ministério como reitores de seminário, representando as quatro províncias eclesiástica.

18/11/2019

Um curso sobre as aplicações práticas do documento Ratio Fundamentalis Institutiones Sacerdotalis reuniu 90 sacerdotes do Brasil, que atuam nos seminários, como reitores e diretores espirituais, em Roma, na Itália, entre os dias 4 a 16 de novembro de 2019.

Do Paraná, participaram nove padres que exercem o ministério como reitores de seminário, representando as quatro províncias eclesiásticas, são eles: Padre Wilson Morais (Diocese de Ponta Grossa), Padre Roberto Carlos Reis (Diocese de Campo Mourão), Padre Elizandro Spillere (Diocese de Palmas e Francisco Beltrão), Padre Sidnei Ferreira (Diocese de Cornélio Procópio), Padre Paulo Rorato (Arquidiocese de Londrina), Padre Fabiano Dias Pinto (Arquidiocese de Curitiba), Padre Jorge Ricardo Lindner (Arquidiocese de Cascavel), Padre Pedro Jorge Delgado (Arquidiocese de Maringá) e Padre Leandro Manoel de Souza (Diocese de Apucarana).

O objetivo do encontro foi o estudo do documento Ratio Fundamentalis Institutiones Sacerdotalis, publicada pelo Congregação para o Clero da Santa Sé, em dezembro de 2016, que rege a formação dos novos presbíteros em nível mundial. Para o padre Wilson Morais, reitor do Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, de Carambeí e Presidente da OSIB Paraná, o curso trouxe muitas motivações e intuições para sua missão: “O curso está sendo muito bom, são pessoas de grande competência e sabedoria que estão à frente dos trabalhos ajudando os padres formadores a refletir e a pensar na aplicação pratica da Ratio Fundamentalis. Nestes dias de curso também tivemos a boa notícia de que a nossa Conferência Episcopal Brasileira publicou as novas “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil”, tudo isso nos motiva a ações concretas para nossa missão ao retornar para o Brasil”.

Os presbíteros participaram da audiência geral com o Papa Francisco na quarta-feira, dia 13 de novembro, e viveram uma grande alegria, quando o Papa lhes dirigiu uma palavra, espontaneamente, ao saber que se tratava de um grupo de padres reitores do Brasil.

O Santo Padre pediu-lhes que sejam “especialistas em proximidade: com Deus, na oração, com o bispo, entre eles e com o povo de Deus”.

 

CNBB Sul 2

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar