ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Padre Carlos de Oliveira Egler é o novo pároco da paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores

Padre Carlos de Oliveira Egler é o novo pároco da paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores

12/02/2019

Centenas de pessoas participaram, na noite de 11 de fevereiro, da posse dos padres Carlos de Oliveira Egler e Elizeu Nahm, na paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Guarapuava. Padre Carlos, que também é ecônomo da diocese de Guarapuava, assumiu como pároco. Padre Elizeu, a partir de agora, passa a exercer a função de vigário paroquial. Ambos os sacerdotes são diocesanos.

Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava, foi quem presidiu a celebração e disse da alegria e da importância de a paróquia contar com os trabalhos dos dois novos padres. Conforme Dom Wagner, é necessário que toda a comunidade continue rezando e pedindo a Deus pelo despertar das vocações sacerdotais.  “Hoje celebramos a memória de Nossa Senhora de Lurdes. Nossa Senhora é portadora da mensagem que até hoje é importante e que continua a ecoar em nossa mente e nosso coração que, como cristãos, temos o dever de continuar a obra de Jesus Cristo. Eu peço para que todos acolham os novos padres aqui nesta comunidade a partir de hoje. Estamos neste tempo, percebendo uma mudança como tantas outras. Estamos assumindo, com padres diocesanos, esta paróquia que antes, pelos últimos 43 anos, foi administrada por padres religiosos que deixaram aqui sua marca, seus serviços, seu amor. Temos a graça de podermos contar com pessoas, sacerdotes, religiosos que se integram e participam desta caminhada, fazendo-se companheiros, amigos, irmãos, independente de quem esteja trabalhando em nome do Senhor. A situação que vivemos hoje, na Igreja do Paraná e no Brasil, é a de que o ‘Senhor da Messe envie empregados para Sua Messe’. Faltam padres. Mas a Igreja carece dos sacerdotes. Então, num gesto de amor, de busca, de compreensão, cada um de nós deve rezar com fé e coragem pelas vocações. Por todas as vocações, mas, sobretudo, pelas religiosas que nos últimos tempos, têm sofrido com esta ausência de pessoas que se disponham a buscar a formação para então, trabalhar com amor pela comunidade. Esta paróquia passou por esta experiência, quando os religiosos que aqui estavam, tiveram que se retirar, pois não tinham padres em número suficiente para dar andamento aos trabalhos que são muitos. Por isso, rezar pelas vocações se faz necessário, principalmente nestes tempos”, grifou Dom Wagner.

Minutos antes de assumir as funções de pároco, padre Carlos de Oliveira Egler renovou sua profissão de fé diante da comunidade. Ao fim da celebração, durante o momento da nomeação, o sacerdote assumiu os compromissos diante da paróquia e prometeu fazer o melhor para aquela comunidade. “Eu, padre Carlos de Oliveira Egler, ao assumir o ofício de pároco na paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, no município de Guarapuava, Estado do Paraná, prometo conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica, quer em palavras por mim proferidas, quer em meu procedimento. [...]” destacou padre Carlos em seu discurso.

O novo pároco agradeceu ao bispo Dom Wagner pela oportunidade de poder trabalhar junto àquela paróquia e caminhar em consonância com as leis da Igreja, sempre desenvolvendo projetos que vão ao encontro de todos. “Estou muito feliz nesta missão que é estar à frente desta paróquia para caminhar junto com o povo de Deus. Muito obrigado pela presença de cada um. Também agradeço a Deus pela minha família e pelo dom de ser chamado, há quinze anos, para ser padre. São tantos os amigos ao longo deste período, tantas lideranças que nos auxiliam e que fazem possível este nosso trabalho. Agradeço ao Dom Wagner pela confiança em mim depositada para assumir este compromisso muito importante. Vamos trabalhar por este bairro e pelas nove comunidades. Sei do potencial que temos aqui como lideranças. Padre Elizeu e eu estaremos juntos nesta missão”, falou padre Carlos.

Padre Elizeu Nahm falou da alegria de poder trabalhar junto à paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, exercendo as funções de vigário paroquial. “Dom Wagner e comunidade, obrigado pela confiança em nosso trabalho. Queremos seguir os passos de Jesus nesta empreitada. Estou muito feliz por estar aqui e peço as orações de todos. Com o apoio de cada pessoa, vamos levar adiante os trabalhos de nossa paróquia, sempre em nome de Jesus Cristo, Nosso Senhor”, observou o vigário.  

CONGREGAÇÃO

No último dia 20 de janeiro, os padres da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (CP) – [Passionistas] encerraram suas atividades em Guarapuava, depois de 43 anos de atuação na diocese, sendo que, 40 destes foram na paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores.

O anúncio oficial da saída dos Passionistas da diocese foi feito na noite de 16 de novembro de 2018, em uma reunião entre o provincial [dos Passionistas], padre Leudes Aparecido de Paula, o bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner de Silva, além de lideranças da paróquia.

Em entrevista ao Centro Diocesano de Comunicação (CDC), na ocasião, padre Leudes disse que o motivo da saída dos padres Passionistas da diocese faz parte de uma reestruturação da congregação. Conforme explicou, devido à demanda por serviços missionários em outras regiões e em outros países aliada à baixa procura pelas vocações sacerdotais, houve a necessidade de se pensar de maneira diferente e reformular as tarefas a serem desenvolvidas a partir de agora.

“Nós não estamos encerrando nossa presença aqui em Guarapuava, tampouco, estamos retirando nosso carisma desta cidade. Nós estamos indo, como religiosos que somos, para outros areópagos, para outras terras onde haja a necessidade de nosso trabalho. Porém, o nosso carisma permanece para sempre. Aqui, foi lançada a semente que germinou, cresceu e, todos os leigos e todas as leigas que beberam e bebem desse carisma, nos dão a certeza de que ele será continuado”, sublinhou padre Leudes.

Com nove comunidades, além da matriz, a paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores atende a uma grande região do município de Guarapuava. Diariamente é intensa a procura pelos serviços dos sacerdotes naquela comunidade.

SERVIÇO

A paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores está situada na Rua Padre Salvador Renna, 961, Bairro Santa Cruz, em Guarapuava. Mais informações sobre a paróquia, seus projetos e horários de celebrações podem ser obtidos pelo telefone: 42 3623 1801 ou pelo e-mail: santacruz@diopuava.oerg.br.

 

Fotos: Estúdio Ortolan /Foto Kori’s

Comentários