ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Obra da Usina Dois Saltos não vai prejudicar cachoeiras, afirma empreendedor

Segundo Adhmar Vieira de Araújo Neto, sócio-administrador do empreendimento, usina não vai prejudicar vazão de água dos saltos Manduri e Rio Branco.

26/11/2019

Ouça no player. Reportagem de Cléber Moletta.

A obra da Usina Dois Saltos, em Prudentópolis, não vai prejudicar a vazão do Rio dos Patos e prejudicar a beleza dos Saltos Manduri e Rio Branco. É o que afirmou à reportagem da Rádio Cultura Adhmar Vieira de Araújo Neto, sócio-administrador do empreendimento.

“Não vai comprometer a questão cênica, vamos manter a vazão maior do que o exigido pelos órgãos ambientais, e a usina vai trabalhar sempre no sentido de que o rio está dando condições de aproveitamento, nunca vamos trabalhar puxando mais água mais água do que podemos puxar”, explicou.

A obra foi planejada há quase 20 anos, mas agora, com o início da construção, tem gerado controvérsia na cidade. O temor de alguns são os danos ambientais e para o turismo. O empresário que está administrando o empreendimento afirma, no entanto, que a Usina vai trazer benefícios para visitação dos locais, realizando melhorias na estrutura dos saltos como contra partida do empreendimento. Essas obras serão definidas junto com a prefeitura e empresários do ramo.

“Estamos esperando essa contrapartida da prefeitura para não errar, para que as obras e investimentos realmente tragam benefícios para o turismo”, disse o empreendedor.

Adhmar argumenta que no novo projeto o aproveitamento energético do rio será maior. Mesmo sem precisar de barragens e com baixo impacto ambiental, na avaliação dele.

Sobre as restrições previstas em lei e que foram argumento do Ministério Público para recomendar o encerramento do empreendimento, o administrador do negócio considera que no local onde está sendo construída usina não existem restrições de zoneamento.

“Aqui é um lugar onde poderia se colocar uma indústria, o zoneamento não interfere em nada, pelo contrário, estamos do lado da cidade e tem um zoneamento que permite até indústrias, então não é esse o problema”, finaliza.

MATÉRIA RELACIONADA: Em meio a controvérsias, obras da Usina Dois Saltos estão em andamento Prudentópolis

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar