ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Óbolo de São Pedro: coleta acontece no final do mês de junho

A data também é conhecida como Dia da Caridade do Papa e reúne doações do mundo todo.

23/06/2019

 Nos dias 29 e 30 de junho ocorrerá em todas a paróquias a coleta do Óbolo de São Pedro, que é a arrecadação anual de valores monetários destinados ao Santo Padre. A data é conhecida mundialmente como o dia de oferendas ao Papa, voltada para ajudar com as despesas da igreja e, também, destinando parte das verbas para ajudar os menos favorecidos. A solenidade acontece todo ano no dia mundial da caridade, 29 de junho, ou então no domingo mais próximo, que é o caso do dia 30 deste ano.

A Santa Sé aponta que, historicamente, a coleta do óbolo teve início no século VII, resultado da conversão dos anglo-saxões, que criaram um vínculo forte com o Bispo de Roma, assim, decidiram enviar anualmente uma contribuição ao Santo Padre. No início a coleta era chamada de “Denarius Sancti Petri”, traduzido livremente para “esmola para São Pedro”, com os anos a prática foi difundida por todos os países da Europa, sendo regularizada pelo Papa Pio IX no dia 5 de agosto de 1871, através da encíclica “Saepe Venerablis”.

As obras realizadas com a arrecadação do Óbolo de São Pedro estão espalhadas pelo mundo todo, com um foco maior em países mais carentes na África. Parte das verbas é destinada, por exemplo, para o Hospital Pediátrico na República Centro-Africana. O dinheiro recolhido também vai para o Haiti, com o objetivo de amenizar a crise humanitária que atinge o país, além da distribuição de bolsas universitárias e ajuda na reconstrução de cidades atingidas por desastres naturais. Todas as obras podem ser conferidas no site www.obolodesanpedro.va. O site também conta com uma aba específica para doações. 

O Site do Vaticano também disponibiliza os dados de uma conta para aqueles que querem fazer suas doações de forma direta, sem a mediação.

 

Pesquisa e texto: Pablo Henrique Aqsenen (estagiário) sob a supervisão do jornalista Jorge Teles

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar