ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt realiza Segunda Jornada Missionária

O encontro de quatro dias é destinado a mulheres solteiras, acima dos 20 anos de idade e que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre este Movimento e entender a verdadeira dimensão missionária.

16/09/2019

De 14 a 17 de novembro, a comunidade Imaculada Conceição, que pertence à paróquia Divino Espírito Santo, em Guarapuava, realiza a segunda edição da Jornada Missionária da Liga Apostólica Feminina de Schöenstatt (LAFS). E este ano, o evento tem um sentido muito especial, pois se comemoram o centenário da Liga e os 85 anos de fundação da Juventude Feminina de Schöenstatt (JUFEM).

O encontro de quatro dias é destinado a mulheres solteiras, acima dos 20 anos de idade e que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre este Movimento e entender a verdadeira dimensão missionária.

“LAFS e JUFEM anunciam os passos de Maria” é o lema da Jornada Missionária deste ano. Os trabalhos, ainda segundo a coordenação, são dedicados ao fundador do Movimento de Schöenstatt, o padre alemão Josef Kentenich.

A integrante da LAFS, Marciele Paidosz explicou que a Jornada Missionária faz parte do “Jubileu do Ramo”, pelos cem anos de fundação do Movimento religioso, que teve início em 1920 e que ao longo de 2019, será celebrado com todo fervor. “O momento em que vivemos é de grande alegria, pois comemoramos os cem anos do exemplo de vida de nossa heroína Gertraud von Bullion, que entusiasmada com as ideias e com os testemunhos de vida dos primeiros membros do grupo, especialmente dos jovens soldados que pertenciam à Schöenstatt, estabeleceu contato com o padre Kentenich, tornando-se a primeira mulher a associar-se ao Movimento Apostólico de Schoenstatt. Juntamente com sua prima, consagrou-se em 08 de  dezembro de 1920 à Mãe Três Vezes Admirável. Esta consagração deu início aos ramos femininos de Schöenstatt. Movida pelo ideal de sua vida, levou como lema: ‘Quero servir!’. Desta forma, ela descobriu o caminho para transformar sua doença em uma oportunidade de ajudar aos outros, contribuindo de forma direta para o crescimento do Movimento. Assim, houve a entrega total a Jesus e Maria. Esse é um dos motivos pelos quais a LAFS e a JUFEM querem comemorar esses Jubileus, visto que, desde 1951 o sacerdote Kentenich definia os nossos Ramos como: ‘a comunidade daquelas que, na força da Aliança de Amor, com um mínimo de vínculos, querem estar livres para tarefas apostólicas’”, detalhou.

Marciele também ressaltou que o Movimento de Schöenstatt vive um tempo muito importante e repleto de união e graça. Para ela, as comemorações vêm ao encontro dos anseios do fundador. “Será um tempo de graças, de união, além de um novo impulso para tantos projetos em que a LAFS está comprometida. Na Jornada Missionária serão enfatizadas visitas às famílias, as vivências em comunidade, além do resgate do verdadeiro papel da mulher na sociedade, em contrapartida de valores controversos que priorizam apenas determinados padrões estéticos e materiais. Esta missão, em especial, trata-se do fortalecimento da figura e da dignidade feminina, começando por nós ‘liguistas’ e com o exemplo dado de forma concreta”, sublinha Marciele.

Palestras, oficinas, consultoria, momentos de lazer, orientação sobre cuidados pessoais, valorização da mulher, além de momentos de oração e partilha, fazem parte da programação.

SERVIÇO

As inscrições para o a Segunda Jornada Missionária da Liga Apostólica Feminina de Schöenstatt (LAFS) já estão abertas, vão até o dia 12 de outubro e podem ser feitas pela internet, clicando no LINK: 

Cada participante deverá pagar a taxa de R$ 50,00, com direito à alimentação e alojamento. Se o mesmo optar por comprar a camiseta do Movimento, o valor da inscrição sobe para R$ 70,00.

As atividades terão início na quinta-feira, dia 14 de novembro, às 18h, na capela da comunidade, com a recepção das missionárias e se encerram no domingo, dia 17 de novembro às 15h.

“A Jornada Missionária é uma missão organizada pela Liga Apostólica Feminina de Schöenstatt e pela Juventude Feminina de Schöenstatt. Porém, as atividades são abertas a todos os grupos femininos da Igreja Católica, visando, justamente a vinculação de todas as jovens solteiras de nossa Igreja, a partir de 20 anos de idade, nesse momento de muita entrega e apostolado”, concluiu Marciele.

SCHÖENSTATT EM GUARAPUAVA

O Santuário Tabor das Vocações de Schöenstatt, em Guarapuava, completa 29 anos de sua fundação no dia 18 de novembro deste ano (2019).

O Movimento Apostólico de Schöenstatt faz parte da Obra Internacional de Schöenstatt, fundada pelo Padre José Kentenich, em 18 de outubro de 1914, em Schöenstatt, na Alemanha. O ato da Fundação é a Aliança de Amor, selada pelo Sacerdote juntamente com um grupo de seminaristas pallottinos convidando a Mãe de Deus a estabelecer-se numa Capelinha e fazer dela um Santuário de graças, de onde partisse um movimento de renovação religioso e moral para o mundo. As circunstâncias comprovam que Nossa Senhora aceita esse convite e leva a sério a consagração realizada.

Em poucos anos, o local torna-se muito visitado por pessoas de vários lugares da Europa e também de outras partes do mundo. A Obra é duramente provada no decorrer das duas guerras mundiais e também por meio das autoridades eclesiásticas. Tais dificuldades aprofundam ainda mais a espiritualidade própria de Schöenstatt e amadurecem o amor e a fidelidade à Igreja de todos os que se empenham por essa Obra. A essência desta espiritualidade é a Aliança de Amor que os membros selam com a Mãe, Rainha e Vencedora, Três Vezes Admirável de Schöenstatt, no Santuário. Essa Aliança é um meio eficaz para a vivência mais consciente da Nova e Eterna Aliança, na qual somos inseridos pelo Batismo. Por meio dela, podemos crescer numa profunda fé na Divina Providência e aproveitar as pequenas coisas do dia a dia como caminho de santidade.

Uma Obra de tão grandes dimensões tem seu ponto de unidade na Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável de Schöenstatt, na vinculação ao seu Santuário de graças e na fidelidade aos ensinamentos do Fundador, Padre José Kentenich.

O Santuário Tabor das Vocações de Schöenstatt, em Guarapuava, está situado no Quilômetro Seis, da PR 170, estrada que liga a cidade ao município de Pinhão.

 

Diopuava

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar