ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Laranjal completa 27 anos

Atualmente município é um dos destaques na produção leiteira na região.

09/01/2020

Ouça no player. Reportagem Cléber Moletta.

O município de Laranjal comemora nesta quinta-feira (9) vinte e sete anos de emancipação política. Com foco na produção leiteira em pequenas propriedades a cidade mantêm 2/3 das famílias vivendo no interior. Depois de muitas ocupações de terras e conflitos agrários principalmente na década de 1990, atualmente muitas dessas áreas estão regularizadas e são produtivas, garantindo qualidade de vida para quem mora no município.

O comerciante Sérgio Ferreira Passos, conhecido como Serginho da Móveis Marques, contou a nossa reportagem as características da cidade (ouça no player).

Ele começou a trabalhar com seu comércio no mesmo ano de fundação da cidade, 1993. Viu e viveu a evolução da cidade. Considera que problemas políticos prejudicaram o crescimento da cidade em alguns momentos.

Uma das dificuldades ainda presentes são na logística. Somente um dos acessos ao município é pavimentado, o que dificulta os deslocamentos para algumas regiões do estado.

Por outro lado, garante que a cidade atualmente já conta com serviços essenciais, como rede bancária, que se instalou no município no ano passado.

O ritmo é de cidade pequena, que ainda garante a tranquilidade da vida comunitária.

“Eu que sou comerciante acredito que conheço 80% da população”, conta. “O modo de vida da população aqui é diferente, ainda é aquele estilo de se reunir na casa dos conhecidos, todos participam da Santa Missa, aos domingos é muito linda a Igreja”, resumiu.

Em Laranjal 5.550 dos 6 mil habitantes se declaram católicos, segundo o IBGE. Localizada no extremo Oeste do território da Diocese é uma cidade pequena, mas de braços abertos para região.

Foto: Prefeitura de Laranjal.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar