ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Indígena de Nova Laranjeiras testa positivo para Covid-19

Paciente está internado, mas por outro motivo. Caso é o primeiro entre indígenas da região.

01/07/2020

Um indígena kaingang de Nova Laranjeiras foi diagnosticado com Covid-19. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde do município. Esse é o primeiro caso do município e entre indígenas na região. O teste que confirmou a infecção foi feito no Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, onde o indígena está internado em estado grave em decorrência de um ferimento na cabeça. A amostra enviada ao Lacen ainda não foi analisada e o caso não consta no boletim estadual da doença.

Segundo a secretária de Saúde de Nova Laranjeiras, Eroilda Alves de Oliveira, o indígena de 24 anos foi encontrado caído e inconsciente as margens da BR 277, na região da terra indígena Rio das Cobras, na manhã do último domingo (28). Ele possivelmente tenha sido alvo de uma agressão. 

“No dia seguinte [segunda-feira] ele começou a apresentar febre e o teste rápido foi realizado com resultado positivo. Foi uma surpresa, porque estamos monitorando as aldeias, procedendo as coletas de exames e não tínhamos nenhum caso positivo no município”, explicou Eroilda. 

Após o resultado positivo a secretaria do município comunicou o Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) que atende a região. Os Diseis são os responsáveis pelo atendimento de saúde dos indígenas. 
“O contágio dele, possivelmente, aconteceu por algum caso positivo que tenha passado pela cidade”, avaliou a secretária Eroilda. 

Prevenção

A secretaria de saúde disse que está providenciando um local para isolamento de possíveis casos suspeitos na terra indígena e orientando a população, por meio do contato com as lideranças. 

As entras da terra já estão fechadas para entrada de pessoas e a comunidade está orientada sobre os cuidados, segundo a secretária.

A reportagem tenta contato com o Ministério da Saúde para saber quais medidas estão sendo tomadas para garantir a saúde dos povos da área.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar