ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

IAP atende recomendação do MP e antecipa período de defeso no Rio Ivaí

Pesca na Bacia do Rio Ivaí está proibida até fevereiro de 2019.

11/10/2018

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) publicou no início deste mês portaria que determina a proibição, durante todo o mês de outubro, da pesca de quatro espécies de peixes encontradas na Bacia do Rio Ivaí, a segunda maior do estado. O ato antecipa o período de proibição (defeso), que começaria no início de novembro, e foi publicado em atendimento à recomendação administrativa expedida pelo Ministério Público do Paraná.

Procedimento instaurado pela Regional de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) demonstrou a ocorrência de antecipação da piracema (movimento migratório dos peixes para fins de reprodução), o que motivou o alerta ao órgão ambiental acerca dos riscos da pesca dos animais. A suspensão atinge as espécies dourado, pacu, pintado e jaú.

A recomendação do MPPR também considerou estudo feito pela Universidade Estadual de Maringá que recomendou a suspensão da pesca no período. Na portaria, o IAP destaca que novos estudos técnicos poderão motivar a revisão do prazo de interdição da pesca. O período de defeso dura até fevereiro do próximo ano.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar