ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Hospitais São Vicente e Erasto Gaertner firmam contrato para gestão da oncologia em Guarapuava

Toda operação dos serviços diagnóstico e tratamento serão realizados pela equipe do hospital de Curitiba.

08/11/2019

Ouça a matéria no player.

O Hospital São Vicente de Paulo formalizou na tarde desta quinta-feira (7) uma parceria com a Liga Paranaense de Combate ao Câncer, que administra o Hospital Erasto Gaertner, em Curtiba. O contrato terá 10 anos de duração e transfere toda responsabilidade pela gestão do setor de oncologia do hospital guarapuavano para instituição de Curitiba.

“É um contrato em que o Erasto Gaertner vai ter toda gerência da oncologia, será construída uma unidade nova, que começa pela quimioterapia, mas futuramente vai se tornar um Câncer Center, isso quer dizer que prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa vai ser direcionado todo para essa unidade”, disse em coletiva Adriano Lago, superintendente do Erasto Gaertner.

Ainda segundo Lago a parceria possibilitará uma comunicação direta entre os hospitais. Os pacientes que necessitarem de serviços disponíveis somente em Curitiba poderão ser encaminhados.

“Vamos usar toda tecnologia e know how do Erasto, eles comandarão toda operação, contratarão os médicos e todos os funcionários, vão trazar tudo o que for necessário de tecnologia para o Hospital São Vicente. Com essa parceria será dividida a receita de forma equitativa”, disse à Rádio Cultura Odacir Antoneli, presidente do Comitê Gestor do Hospital do Câncer de Guarapuava.

O contrato não envolve transação financeira entre as instituições, ambas filantrópicas. A remuneração será feita de forma proporcional aos serviço prestado com base na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Na mesma unidade também existe a perspectiva de ampliar o atendimento particular, conforme revelaram à reportagem os gestores. Essa é uma das estratégias das instituições sem fins de lucro para suprir déficits de repasses do SUS.

Prazos

A parceria entre os hospitais começa a funcionar em 2020. No entanto, a finalização de todas as obras do Hospital do Câncer de Guarapuava, no Bairro Cidade dos Lagos, está prevista para 21 de dezembro de 2021, segundo os gestores do hospital. A obra está dividia em três fases.

A primeira está em obras e a previsão é que comece a funcionar dia 15 de janeiro de 2020. O prédio está em fase final de obras e deve abrigar o setor de quimioterapia do São Vicente. O serviço que é prestado atualmente na unidade do Centro será transferida para o novo prédio, construído com recursos do Governo do Estado.

Outras duas obras do complexo ainda devem iniciar. Uma delas será realizada pelo próprio Comitê Gestor do Hospital e deve custar R$ 80 milhões. Os recursos vêm do Estado, União, alguns municípios e doações de empresas. A previsão é que as obras comecem ainda em 2019.

O Ministério da Saúde fará a construção da radioterapia. Essa obra está com licitação para contratação de empreiteira aberta. O custo estimado é de R$ 9.8 milhões, sem contar com os equipamentos. O serviço ainda não é oferecido na região e será implantado pelo Plano de Expansão da Radioterapia, lançado em 2015 pelo Governo Federal.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar