ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Guarapuava está com 20 casos suspeitos de Coronavirus

São 6 descartados e nenhum positivo. Ainda há um paciente em UTI com ventilação mecânica. Hoje o resultado desse paciente deverá sair.

26/03/2020

O Secretário Municipal de Saúde de Guarapuava Celso Góes participou nesta quarta-feira (25) de uma vídeo-conferência com Beto Preto, Secretário de Saúde do Paraná, e todos os demais secretários de municípios paranaenses, onde discutiram as ações realizadas contra o avanço da Covid-19. Góes informou que o secretário estadual se comprometeu a ajudar os municípios.

Celso disse que reivindicou um hospital de retaguarda, haja vista que Guarapuava tem somente 20 UTIs adultas e 10 pediátricas. Hoje (26), segundo Góes, o Governo do Estado deverá tomar essa medida e divulgar em coletiva à imprensa. “Eles vão determinar quais são os hospitais de retaguarda e qual vai ser o hospital de retaguarda com mais leitos de UTI que será destinado para nós guarapuavanos e para os municípios em volta de Guarapuava, a 5ª Regional”.

O Secretário Municipal de Saúde disse que os resultados dos testes deverão sair mais rápido porque uma aeronave levará os exames para Curitiba, no Laboratório Central do Paraná (Lacen).

Góes disse que também pediu à Prefeitura de Guarapuava a compra de 1.000 testes rápidos para identificar a doença. A previsão é que de 15 a 20 dias os testes chegam.

Até ontem eram 20 os casos suspeitos em Guarapuava, 6 descartados e nenhum positivo. Ainda há um paciente em UTI com ventilação mecânica. Hoje o resultado desse paciente deverá sair.

Celso apelou para que as pessoas fiquem em casa. Se precisarem trabalhar que trabalhem, mas tomem cuidado com aglomerações e ao final do trabalho retornem imediatamente para casa, disse o secretário.

O secretário reforçou o pedido para que todos cuidem da higienização e também dos idosos. “Aqueles que conhecem algum idoso que more sozinho, ou que não tem condições de sair de casa, não tem parente, não tem filho, não tem neto. Procure ver se ele precisa de ajuda. As vezes você indo na farmácia ou supermercado para ele resolve muito. As vezes até uma conversa lá do portão, na janela, também ajuda. Vamos colaborar, nós vamos vencer essa pandemia”.

Foto:  Equipes de limpeza recebem novos equipamentos de proteção - A distribuição dos Epis deverá ser feita para todas as equipes.

Por: Jorge Teles

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar