ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Inscrições abertas para o 8º Encontro Nacional da Pascom

27/01/2024

Jorge Teles com Pascom Brasil

 

Os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Guarapuava estão se mobilizando para participarem do 8º Encontro Nacional da Pascom, em Aparecida SP.

As inscrições já estão abertas para este evento que será de 12 a 14 de julho, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida. A temática escolhida para esta edição é “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.

São convidados para este encontro, principalmente, os agentes da Pastoral da Comunicação e todos os que estão envolvidos em atividades da comunicação (assessores de comunicação, profissionais de veículos de inspiração católica, entre outros) e na ação evangelizadora. A modalidade de participação será presencial.

De acordo com Alisson Henrique, coordenador da Pascom na Diocese de Guarapuava, a ideia é que a diocese participe como maior número possível de agentes. "É preciso que os pasconeiros se organizem, conversem com seus párocos e garantam já a inscrição".

Inscreva-se aqui.

Segundo Alisson, o quanto mais rápido as decisões forem tomadas "mais barata será a inscrição". Serão ofertados três lotes de inscrições, com vagas limitadas, sujeitos à disponibilidade. O valor do primeiro lote é R$ 120,00, com possibilidade de pagamento em até 3 vezes no boleto, cartão de crédito e PIX. O valor da inscrição dá direito à participação em todas as atividades do Encontro Nacional, coffee breaks e kit do participante. O segundo lote tem o valor de R$ 130,00 e terceiro,  R$ 150,00.

Quanto ao transporte Alisson disse que, dependendo o número de inscritos, o ideal e mais econômico será um veículo coletivo (van ou ônibus). Outro motivo para a rápida articulação são as hospedagens, haja vista que Aparecida é um destino bastante procurado. "Temos já que ir garantindo nossa hospedagem".

 

Encontro Nacional da Pascom: momento de aprendizagem e partilha

Proveniente de demandas de agentes de pastoral e de outros sujeitos reunidos no Mutirão Nacional de Comunicação em Belém do Pará em 2007, os Encontros Nacionais surgem a partir de 2008 com vistas a responder as solicitações relativas a formação dos agentes da Pascom, propostas no Mutirão. Estes encontros têm como objetivo principal a formação e a troca de experiências das diversas realidades da Pascom no Brasil.

Participante desde a terceira edição, o atual coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, aguarda com entusiasmo mais uma edição. “Eu sempre espero com muita alegria o Encontro Nacional. Desde o primeiro que participei, aprendi muito e tive a oportunidade de fazer muitos amigos. Sou testemunha do empenho da Irmã Élide Fogolari, ex-assessora da Comissão para Comunicação, que foi mobilizando agentes em todo o país e fazendo o encontro crescer em cada edição. Os primeiros foram no subsolo do Santuário Nacional, depois o espaço se tornou pequeno para a quantidade de pasconeiros que foi chegando.”

Janaína Gonçalves, vice-coordenadora da Pascom Brasil, também destaca que o Encontro Nacional é uma oportunidade única para partilhas, reencontros, conhecimento e experiências.

“É um evento que une a comunicação como ciência e nossa ação como espiritualidade. O coração bate ainda mais forte por sabermos que voltaremos à casa da Mãe Aparecida, é desde lá que nossa caminhada se fortalece, é Ela a intercessora para nossa vida pastoral!”

O secretário-geral da Pascom, Alex Ferreira, também compartilha que este é um dos momentos mais aguardados para os pasconeiros. “Podemos trocar experiências, rever aqueles que trilham os passos da comunicação. Acredito que o encontro é a grande Romaria da Pascom, onde todos vamos a casa da Mãe e ais seus pés depositar nossa gratidão e serviço à Igreja.”

 

Programação e informações 

A programação detalhada, com temas das conferências e convidados, será divulgada em breve. O encontro terá início na sexta-feira (12), com o credenciamento a partir de 16h, e se encerra no domingo (14) às 12h30. Neste momento, será feita a inscrição geral do evento. Para as atividades por interesse (seminários, oficinas), será enviado, posteriormente, um formulário para escolha.

A hospedagem e a alimentação são responsabilidade de cada participante. No formulário de inscrição, há uma lista com sugestões de hotéis e pousadas na cidade de Aparecida e região. Cada participante é livre para escolher outros locais para hospedagem. A Coordenação Nacional não se responsabiliza por reservas e negociações. Todo o contato, dúvidas e pagamentos deverá ser feito diretamente com o estabelecimento escolhido.

 

Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida

Inaugurado em 11 de fevereiro de 2012, o Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida é um espaço multiuso, cuidadosamente planejado para a realização de diversos tipos de eventos, como congressos, palestras, seminários, workshops, dentre outros. Conheça o espaço.

Comentários