ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Dom Carlos José de Oliveira é ordenado bispo para a Diocese de Apucarana (PR)

A posse canônica na diocese de Apucarana está marcada para o dia 06 de abril, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

21/03/2019

No dia da solenidade de São José, a Igreja do Brasil ganhou um novo bispo. A ordenação episcopal de Dom Carlos José de Oliveira aconteceu no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulistas (SP), onde Dom Carlos foi reitor por 22 anos. Dom Giovanni D’aniello, Núncio Apostólico no Brasil, foi o ordenante principal e Dom Celso Antônio Marchiori, bispo de São José dos Pinhais, e Dom Maurício Grotto, Arcebispo de Botucatu (SP), foram os co-ordenantes. “A diocese de Apucarana vai receber um bispo que vai ser pai, que vai ser irmão e que vai acompanhar este povo com o jeito que o Papa Francisco quer do bispo, um pastor que esteja no meio, atrás e na frente do rebanho que lhe é confiado”, afirmou Dom Giovanni.

Cum Maria Matre Iesu (Com Maria, mãe de Jesus) é o lema episcopal escolhido por Dom Carlos que deve inspirar seu ministério de pastor na Igreja. Ao final da celebração, emocionado, o novo bispo afirmou: “A minha emoção é muito grande, a minha gratidão ao bom Deus é também imensa, não cabe no coração a gratidão por sentir-me escolhido por Deus, nosso Senhor, não para uma honra, mas para, acima de tudo, um serviço a Igreja de Deus na querida diocese de Apucarana”.

A posse canônica na diocese de Apucarana está marcada para o dia 06 de abril, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

Dom Carlos José de Oliveira nasceu dia 17 de outubro de 1967 em Botucatu (SP) primogênito de Mario Salvador de Oliveira (in memoriam) e Maria Aparecida Santi de Oliveira. O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário São José, a partir de onde cursou filosofia e teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.

Foi ordenado diácono no dia 8 de dezembro de 1991 e sacerdote em 4 de outubro de 1992. De 1994 a 1996 fez o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2016 defendeu sua tese de doutorado em Teologia pela PUC-RJ. Retornando de Roma, em 1996, assumiu como pároco/reitor do santuário Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista (SP), arquidiocese de Botucatu, onde se encontra até hoje.

O religioso assumiu e desenvolveu, entre outras, as seguintes funções na arquidiocese e província eclesiástica: assessor da Pastoral Familiar, professor de Teologia na Faculdade João Paulo II, em Marília (SP), foi responsável pelo Jornal Monitor Diocesano e assessor do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Arquidiocese, Coordenador arquidiocesano de Pastoral, Coordenador de Pastoral da província eclesiástica de Botucatu. Além disto, foi fundador e presidente da casa de acolhida “Mãe da Piedade” para moradores de rua e toxicodependentes, foi vigário geral da Arquidiocese de Botucatu, coordenou o Conselho de Presbíteros e assumiu a função de Assessor da Renovação Carismática Católica.

No dia 12 de dezembro de 2018 a nunciatura apostólica no Brasil comunicou a decisão do Papa Francisco em nomeá-lo bispo para a Diocese de Apucarana, vacante desde o dia 13 de dezembro de 2017, quando Dom Celso Antônio Marchiori foi transferido para a Diocese de São José dos Pinhais (PR).

 

CNBB S2

Comentários