ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Desde 2014 foram mais de 70 crimes ambientais na Serra da Esperança

Esse número de registros da Polícia Ambiental ocorreram somente no território do município de Guarapuava.

13/06/2019

Em menos de cinco anos a região da APA da Serra da Esperança em Guarapuava já foi alvo de ao menos 70 crimes ambientais. O território da APA se estende por 10 municípios e as 70 ocorrências estão restritas somente a parte guarapuavana da área.

“Desde 2014 já foram atendidas mais de 70 ocorrências de crimes ambientais somente na APA da Serra da Esperança no município de Guarapuava”, explicou Gadyel, cabo da Polícia Militar Ambiental.

Além de desmatamento já foram registrados crimes como a drenagem de áreas úmidas. Um dos casos ocorreu em junho de 2018. Um homem foi preso na ocasião por abrir valas em uma área de 13 hectares (veja aqui).

O mais comum, no entanto, são os dematamentos e destocas. Em todos os casos o objetivo é retirar madeira e abrir áreas para agricultura.

“Há pessoas vindo de outros municípios e adquirindo terras de posseiros e essas áreas já foram alvo de desmate e estão se regenerando e é necessário ter uma autorização ambiental para poder explorar essa área”, disse Gadyel.

Denúncias

A Polícia Ambiental recebe denúncias sobre crimes ambientais por meio do telefone 181 ou pelo email: denunciaambiental@pm.pr.gov.br.

Foto: Cléber Moletta.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar