16/03/2017 20:15:00 - Cidade

Observatório Social realizou prestação de contas

O Presidente do Observatório Social em Guarapuava, José Abel Brina Olivo, apresentou, na última quarta-feira, as atividades da entidade realizadas durante o terceiro quadrimestre de 2016.



O Observatório Social de Guarapuava (OSG) realizou a prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos nos últimos meses de 2016. O evento ocorreu na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG).

Além da apresentação das últimas atividades, o evento contou com a palestra com o Promotor de Justiça e Coordenador Geral da Gaeco, Vítor Hugo Honesko, que abordou aspectos da corrupção, sobre a Operação Fantasma II, que culminou com o afastamento de três vereadores da legislatura anterior e a Operação Riquixá, que investiga fraudes no transporte público. 

Segundo o Promotor, a constitucionalidade do termo democracia vem sendo contrário ao previsto pela Constituição Federal de 1988, tratando-se de uma divergência de interesses entre os representantes e os representados. Ainda em fala, o Promotor enfatizou a importância do Observatório Social a fim de fomentar a democracia direta e os anseios de uma democracia embasada no poder do povo.

Da prestação de contas, no período de setembro a dezembro de 2016, foram apresentados os resultados e as ações desenvolvidas nesses quatro meses, como também as atividades da Câmara de Vereadores, trazendo a produtividades dos projetos votados e aprovados na câmara do ano de 2016.

 Abordou-se ainda, sobre os projetos que serão desenvolvidos durante o ano de 2017: Acompanhamento da construção do Hospital Regional, em convenio com a UTFPR e a Faculdade Guarapuava e do Programa de Educação Fiscal, dentre outros.  

Além disso, o Observatório Social reiterou a proposta de Consulta Popular para limitar o orçamento da Câmara de Vereadores a 3,34%, trata-se de uma economia de aproximadamente R$ 5.519.899,05 por ano. A consulta está ocorrendo por coleta de assinaturas, as quais necessárias para a sua convocação. Os interessados devem procurar o Observatório Social no endereço: Rua XV de novembro, 8040 – Centro (Prédio ACIG).  Mais informações, ligue: (42)3621-5542/ E-mail: guarapuava@osbrasil.org.br

 

Assessoria