08/03/2017 12:21:00 - Estadual

População pode denunciar racismo por telefone no Paraná

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer local do Estado.



O Paraná lançou nesta terça-feira, em Curitiba, o SOS Racismo. Por meio do telefone 0800 642 03 45, a população pode denunciar e receber orientações sobre como proceder em casos de racismo e discriminação. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer local do Estado, das oito horas da manhã às cinco da tarde.

O serviço foi lançado no 1º Seminário sobre a Abordagem e Enfrentamento ao Racismo Institucional e vai ser mantido pelo Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.

As denúncias recebidas são encaminhadas para órgãos parceiros da secretaria no projeto, como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Tribunal de Justiça, além da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação. Também foi feito contato com a Ouvidoria Nacional de Promoção da Igualdade Racial para casos envolvendo ente federal.

O debate com os agentes públicos que integram o sistema de justiça teve como temas a desigualdade racial, a seletividade penal e o racismo institucional. O 1º Seminário sobre a Abordagem e Enfrentamento ao Racismo Institucional foi organizado pela Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania. Este foi o primeiro de cinco eventos presenciais regionalizados programados para este ano. Os demais vão acontecer em Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina e Maringá.