08/03/2017 08:34:00 - Religião

Arquidiocese de Maringá sedia Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2

Além de acolher a Assembleia em nível estadual, a arquidiocese também comemora o Jubileu dos 60 anos. Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava já confirmou presença no evento.



A arquidiocese de Maringá acolhe, nos dias 13 e 14 de março, mais uma edição da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nos dois dias de encontro, os bispos do Paraná pretendem abordar diversos assuntos relacionados à Igreja no Estado e também dar sequência a temáticas que vinham sendo tratadas em edições passadas da Assembleia.

O encontro também servirá como preparação para a 55ª Assembleia Geral da CNBB que será realizada no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, de 26 de abril a 04 de maio.

Este ano, o tema central da Assembleia Geral será a “Iniciação Cristã”. Além deste assunto, os bispos também se preparam para discutir questões relacionadas ao Ano Mariano, que em 2017, celebram os trezentos anos de encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul. O Sínodo dos Jovens e questões regionais também deverão entrar na pauta dos bispos.

Além de sediar a Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2, a arquidiocese de Maringá celebra, no dia 12, o Jubileu dos sessenta anos. Para as comemorações, uma vasta programação vem sendo preparada desde o ano passado.

Conforme a assessoria de comunicação da instituição, o representante diplomático do Estado do Vaticano junto ao governo brasileiro, Dom Giovanni D'Aniello, estará em Maringá para os festejos que começam na manhã de domingo, dia 12, no parque de exposições Francisco Feio Ribeiro.

O bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva confirmou presença no evento. Ele também participará das comemorações jubilares daquela arquidiocese. Segundo Dom Wagner, a Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2 é uma grande oportunidade de entendimento da Igreja do Estado e também de preparação para os novos desafios que chegam. “Temos vários temas novos para ser discutidos, como a Campanha da Fraternidade que este ano destaca os biomas brasileiros, mas também precisamos dar sequência ao que já vinha sendo falado e trabalhado em assembleias anteriores. Considero este encontro um grande espaço de entendimento e de estudo em preparação para os novos passos que a Igreja dará daqui para frente”, antecipou Dom Wagner.

Em março do ano passado, a Assembleia dos Bispos do Paraná foi realizada em Guarapuava (foto). Mais de vinte bispos e arcebispos de todo o Estado participaram do encontro.