01/03/2017 09:31:00 - Estadual

Pesquisa da Unicentro investigará problema vocal enfrentado por professor

O estudo é coordenado pela professora Ana Paula Dassie Leite por meio de projetos de Iniciação Científica.



O Departamento de Fonoaudiologia do câmpus Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está desenvolvendo a pesquisa “Sintoma, Fadiga e Saúde Vocal de professores universitários”. O estudo é coordenado pela professora Ana Paula Dassie Leite por meio de projetos de Iniciação Científica. 

O objetivo é identificar possíveis problemas de voz enfrentados pelos docentes que atuam em instituições de Ensino Superior. A docente lembra que entre os professores da Rede Básica de Ensino existe um perfil bem traçado. Em geral, eles têm mais horas em sala de aula, menos descanso e muitos alunos em cada classe. Isso faz com que os profissionais sejam muito suscetíveis a desenvolverem problemas de voz e terem afastamento, ou ainda, ficar sem dar aula por causa da voz. Porém, entre os professores universitários alguns aspectos precisam ser melhor compreendidos. 

Na pesquisa, os pproessores farão esse levantamento para identificar sintomas como rouquidão, cansaço, falha na voz, dificuldade de voz depois de um dia longo de trabalho, voz pior no fim do dia de trabalho, ou seja, todos os indícios que podem gerar uma ideia de que ele está sim com problemas vocais ou na eminência de desenvolver esses problemas. Além disso, vão investigar o conhecimento desse professor sobre a saúde da voz, o que ele conhece sobre hábitos positivos e negativos, por exemplo. 

TRÊS PROJETOS - Para isso, a professora e os alunos Jaqueline Novis, Antonio Leonardo de Paula e Gabrieli Cercal, que fazem parte da Iniciação Científica, elaboraram um questionário parcialmente desenvolvido por eles, mas que também contém questões de protocolos já validados para avaliar justamente problemas de voz. 

Caso o professor não receba o e-mail ou seja de alguma instituição que não a Unicentro, Ana Paula frisa que o questionário pode ser solicitado através do e-mail:  apdassie@unicentro.br, ou junto ao Departamento de Fonoaudiologia pelo telefone (42) 3421-3033.