01/03/2017 08:56:00 - Estadual

Segunda dose da vacina contra dengue estará disponível a partir de sexta (3)

A secretaria de Estado da Saúde vai enviar mensagem por SMS para alertar as pessoas cadastradas sobre a segunda dose. A terceira dose vai ser aplicada em setembro.



As pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a dengue no Paraná devem voltar às unidades de saúde para a segunda dose a partir da próxima sexta-feira. A secretaria de Estado da Saúde vai enviar mensagem por SMS para alertar as pessoas cadastradas sobre a segunda dose. A terceira dose vai ser aplicada em setembro.  Quem faz parte do público-alvo definido para receber a vacina e não o fizeram em 2016, podem iniciar o esquema vacinal em março.

Em 28 municípios podem ser vacinadas pessoas de 15 a 27 anos. Em Paranaguá e Assai, no Norte do Estado, o público alvo permanece de 9 a 44 anos. A experiência de sucesso de Paranaguá, que vacinou mais de 55 mil pessoas de 9 a 44 anos, vai servir de exemplo para os demais municípios.

O Governo do Estado montou equipes com servidores estaduais em parceria com o município e com o Centro Educacional Mena Barreto, o que alavancou o número de doses aplicadas. As equipes foram em busca do público-alvo de casa em casa, em universidades, empresas, igrejas e no comércio local. Com isso, 60 por cento das pessoas que tinham direito à vacina foram imunizadas.