21/02/2017 19:51:00 - Regional

Ponta Grossa: Especialista analisa Reforma da Previdência

Cáritas é apoiadora da Audiência Pública desta quinta



                                                              

Dentro da mobilização contra o desmonte da Previdência Social, o Fórum em Defesa da Previdência realiza Audiência Pública, nesta quinta-feira (23), às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. A Reforma da Previdência será tema da fala do especialista em Seguridade Social, o vice-presidente de Assuntos Fiscais da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) e colaborador da publicação anual Estudos de Seguridade Social da Fundação Anfip, Vanderley José Maçaneiro. O auditor fará uma explanação de aproximadamente 40 minutos e responderá perguntas. A Cáritas Diocesana é uma das 23 entidades que integram o Fórum.

O tesoureiro da Cáritas Diocesana e presidente do Núcleo de Auditoria Cidadã da Dívida, Luís Fernando Retting, lembra que a Cáritas é parceira na ação de fortalecer o conjunto de entidades em defesa do bem comum, “por entender que a reforma vai prejudicar muitas pessoas, sobretudo os idosos, justamente quando eles mais precisam da Previdência Social”, destaca, enfatizando ser mais que necessário debater os termos da proposta do governo federal, a PEC 287, que tolhe os direitos de todos os trabalhadores. O Fórum em Defesa da Previdência Pública, oficializado em janeiro deste ano, luta contra a ameaça de desmonte da Previdência e o consequente prejuízo de mais de 35 milhões de beneficiários e das 54 milhões de pessoas que hoje mantêm o sistema previdenciário nacional em dia.

A ideia é conseguir apoio dos representantes políticos, empresariais e trabalhistas por intermédio da mobilização. “E as pessoas tem recebido bem o convite para vir e debater. Todas tem confirmado presença. Isso para nós é uma grande vitória, especialmente, por sermos os primeiros a nos organizar desta forma, fazendo o chamamento para essa discussão”, comenta a assistente social Rosane Aparecida dos Anjos, que há oito anos trabalha no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). “No entanto, estou aqui para defender meu ponto de vista pessoal. Não falo pelo INSS”, explica Rosane. Segundo ela, são esperadas perto de 120 pessoas na audiência pública desta quinta-feira, momento em que poderão tirar dúvidas a respeito dos direitos de todos os contribuintes.

Palestrante

Vanderley José Maçaneiro é auditor fiscal da Receita Federal e vem de Joinville (SC). Como especialista em Seguridade Social abordará mais enfaticamente os desvios de finalidade impostos aos recursos da Previdência e Seguridade Social ao longo do tempo, derrubando o alardeado déficit divulgado pela mídia e pelo governo. Conforme Maçaneiro, todas as vezes que se discute reforma da Previdência, na verdade, se trata de reforma de benefícios, reduzindo direitos e impondo aos trabalhadores dificuldades para sua obtenção.

O auditor fiscal citará as renúncias que acontecem no âmbito do sistema, que, embora tenham seu propósito na política de desenvolvimento econômico e industrial, não são tratadas pelos governos com a devida técnica. Não se pode fazer renúncia com contribuições que financiam saúde, previdência e assistência social e sim com impostos, assegura. Maçaneiro detalhará o montante proveniente de renúncias incidentes sobre a contribuições e os recursos que foram desvinculados através da Desvinculação das Receitas da União (DRU); sobre os recursos que deixam de ser arrecadados com a dívida ativa em relação às contribuições previdenciárias.

 

Assessoria de Imprensa - Diocese de Ponta Grossa