30/01/2017 12:58:00 - Nacional

Filhos têm obrigação de sustentar os pais na velhice

Todos os indivíduos, ao atingirem a condição de idoso, necessitam de cuidados diferenciados para que tenham uma velhice digna.



 width=

Baixar Áudio

Entrevista com especialista em direito do idoso, Dr Ricardo Diogo Medeiros de Araújo, à reporter Céci Maciel.

(Para ouvir, clique no player).

Aos pais ou responsáveis por uma criança cabe a obrigação de prover seu sustento, condições dignas de sobrevivência, segurança e também a instrução, até atingir a maioridade. Isso é bastante claro para a maioria das pessoas. Afinal, parece mesmo lógico: quem traz ao mundo um indivíduo, deve arcar com todas as responsabilidades e na falta do pai e da mãe, parentes próximos ou mesmo o governo precisam tomar para si esta tarefa, pelo simples fato de que uma criança não pode prover seu próprio sustento. 

No entanto, ainda há polêmica e debate - apesar de a legislação ser bastante clara - quanto à responsabilidade dos filhos para com os pais idosos. Afinal, a velhice pode diminuir bastante o dinamismo de um indivíduo. A aposentadoria existe justamente por esta razão - porém não é só pelo trabalho que os idosos ficam incapacitados.

Na maioria dos casos, precisam de cuidados médicos, de ajuda para cuidar de seu lar (quando moram sozinhos), de sua higiene e de sua alimentação. A lei foi criada como forma de incentivar os filhos a cuidarem de seus pais na velhice e reduzir o grande número de abandono, inclusive em asilos de todo o país.

Galeria de Fotos




Baixar áudio no seu celular
baixar áudio