ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Curso de Pedagogia Indígena da Unicentro arrecada donativos para Casa de Alternância

Alunos e professores estão arrecadando donativos de utensílios domésticos para Casa de Alternancia, em Nova Laranjeiras.

23/09/2019

Ouça a matéria no player.

Alunos e professores do curso de Pedagogia Indígena da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão arrecadando doações para equipar as instalações do Centro de Alternância, na Aldeia Rio das Cobras, em Nova Laranjeira. O espaço vai abrigar as aulas da graduação, que funciona em regime de alternância. Parte das atividades é realizada na Universidade, parte na Aldeia. O curso tem o objetivo de formar professores indígenas para atuarem nas escolas das aldeias do estado.

Um espaço que já existe na comunidade está sendo reformado pela Prefeitura de Nova Laranjeiras, mas ainda não tem mobiliário. Como um grupo de 60 alunos de várias regiões do Paraná vai permanecer por 30 dias estudando na comunidade, o local precisa ser equipado com itens básicos como colchões, beliches e utensílios de cozinha.

“Não temos recursos para equipar esse Centro, por isso estamos fazendo a campanha para criar essa infraestrutura para alojar esses 60 estudantes, tendo cozinha, refeitório, quartos”, explicou Marcos Gehrke, um dos professores que trabalha no curso.

Confira a lista de donativos

As doações podem ser levadas até o Departamento de Pedagogia da Unicentro, que fica no campus Santa Cruz, em Guarapuava. Os itens também podem ser entregues diretamente na Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras. Professores e alunos também se dispõem a irem buscar donativos. Os telefones para contato são o 42 3621 1057/1332 ou 41 999059697.

A campanha de arrecadação segue até o final de outubro.

Incêndio

Na primeira etapa do curso os alunos utilizaram o espaço da Casa Familiar Rural, também em Nova Laranjeira, mas fora da Aldeia. No entanto, o local foi destruído por um incêndio. A segunda etapa teve de improvisar o Posto de Saúde como alojamento. Com o fogo os utensílios foram tanto da casa quanto do curso dos indígenas foram destruídos.

Curso

O curso de pedagogia para indígenas é uma iniciativa inédita no Paraná. A Unicentro em parceria com outras estaduais oferta a graduação exclusiva para povos indígenas. O objetivo é formar professores dos próprios povos para atuarem nas escolas de ensino fundamental e média das aldeias. Atualmente são poucos professores índios ocupando essas funções.

Foto: Laboratório de Educação do Campo e Indígena.

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar