ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Confirmada morte de macaco por febre amarela em Prudentópolis

Esse é o primeiro caso registrado na região desde que começaram a ser registrados casos de epidemia da doença em várias regiões do país, em 2018.

08/01/2020

Ouça no player. Reportagem Cléber Moletta.

A 5ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmou a morte de um macaco por febre amarela em Prudentópolis. O animal foi encontrado morto em uma área rural da cidade na última semana de dezembro de 2019 e foi encaminhado para análise no Laboratório Central do Estado. A confirmação  da causa da morte como febre amarela ocorreu no último dia 6 de janeiro.

“No final do ano tivemos um caso suspeito, foi coletado material e encaminhado para o Lacen [Laboratório Central] e no dia 6 de janeiro o resultado confirmou febre amarela. Já existia essa expectativa que a febre amarela chegasse à região a partir de setembro, então todos estavam em alerta”, disse a reportagem da Rádio Cultura Adriano Brum, enfermeiro do setor de Vigilância Epidemiológica da 5ª Regional de Saúde.

O registro do caso reforça a necessidade da população se vacinar contra a febre amarela. A dose da imunização é única e vale para toda a vida. A rede pública da saúde oferece a vacina gratuitamente.

Segundo o Ministério da Saúde “a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo”.

Macacos não transmitem a doença

O enfermeiro Adriano Brum ressalta que o macaco não transmite a doença para humanos. O vírus é transmitido pelo mosquito. “O macaco é um sentinela importante, ele nos avisa. Quando os macacos estão morrendo, se não tivermos a população vacinada, podemos ter seres humanos doentes”, explicou.

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar