200 anosigrejanossa senhora de belém

fé /// história /// devoção
»» home

Warning: odbc_exec(): SQL error: [Microsoft][ODBC Microsoft Access Driver] Operation must use an updateable query., SQL state S1000 in SQLExecDirect in E:\Vhosts\seletivainternet.com.br\centralcultura.com.br\catedral\arquivos\noticias.php on line 34

Linha do tempo

25/10/2018

1810: no dia 17 de junho de 1810 chega a Real Expedição do aos Campos de Guarapuava. Essa foi a primeira povoação que prosperou na região e originou – 8 anos depois – a criação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém.

1818: no início daquele ano o padre Francisco das Chagas Lima – que chegou em 1810 – viaja para São Paulo, então capital da Província do Paraná, para solicitar a instalação de uma Freguesia. Ele se encontra com o bispo Mateus, que repassa a solicitação ao rei.

1818: no dia 9 de agosto de 1818 o rei de Portugal, Dom João VI decreta a criação da igreja nos campos de Guarapuava.

1818: no dia 11 de novembro de 1818 é concedido o Alvará autorizando a criação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém no Campos de Atalaia de Guarapuava. Naquela época a povoação estava localizada em Atalaia (região próxima do local onde hoje é o Distrito da Palmeirinha).

1819: no dia 9 de dezembro de 1819 é escolhido o lugar para construção de Igreja de Nossa Senhora de Belém e criação do novo povoamento. É a data em que oficialmente se comemora o aniversário de Guarapuava.

1821: todos os português vem morar no novo povoamento (atual Guarapuava), somente os índios ficam no povoado de Atalaia. Naquele ano se construiu um pequeno Oratório, de taipa, e um cemitério. Acredita-se que a localização de ambos seja próxima da atual igreja.

1825: um incêndio atinge o povoado de Atalaia. O local deia de existir. Nessa época muitos índios já haviam deixado o local.

1841: se inicia a arrecadação de dinheiro e construção da Igreja Nossa Senhora de Belém. Nessa Época é erguida a parte da frente da atual Catedral.

1842: no dia 14 de abril de 1842 assume a função de pároco Cônego Antônio Braga d’Araújo. Ele assume a coordenação das obras.

1850: naquele ano o Altar Mor recebeu a benção. Não há precisão da data. A igreja continuava em construção.

1883: é concluída a construção da Igreja de Nossa Senhora de Belém. A parte concluída naquele ano continua em pé, atualmente. Trata-se da parte da frente. Nessa época uma primeira parte, que ficava nos fundos e era usado para Missas, já havia ruído

1903: é colocado uma imagem do Anjo Gabriel, em tamanho natural, no topo da torre da igreja.

1910: é colocada a pia batismal em mármore, doada em 1910, por Dª. Balbina Ferreira de Siqueira, filha de Pedro de Siqueira Cortes.

1900: por volta dessa época se inicia a construção de um anexo da primeira construção. Não há uma data precisa. Trata-se da parte do meio em direção ao Altar.

1900 (não há data exata, mas foi por volta dessa data): são feitas mudanças na fachada da Igreja. Um cone é construído no alto da torre e a fachada passa a ter um corte de ângulo. Além de outros detalhes.

1941: é concluída parte da pintura interna, obra do artista F. W. Doerner Flizikoski e seu filho.

1959: é construída a rua Senador Pinheiro Machado, em frente a Igreja. Anteriormente a praça se estendia até a porta da Igreja. No mesmo ano se inicia a construção do Campanário, ainda em pé.

1961: é concluída a construção do Campanário. Durante a obra a torre da igreja precisou ser derrubada, porque a estrutura sofreu abalos, devido as escavações de fundação do Campanário. As paredes precisaram ser reforçadas com cabos de aço.

1966: no dia 26 de junho de 1966 é criada a Diocese de Guarapuava, que desmembra da Diocese de Ponta Grossa. Nesta data assume o primeiro bispo, Dom Frederico Helmel. A igreja passa a ser Catedral de Nossa Senhora de Belém.

1986: Dom Albano Bortoleto Cavalin assume como bispo da Diocese de Guarapuava.

1995: em março de 1995 Dom Giovanni Zerbini assume como bispo da Diocese de Guarapuava.

1997: se inicia a elaboração dos pré-projetos de construção da nova Igreja Nossa Senhora de Belém.

1998: é escolhido o projeto arquitetônico de Paulo Ernesto Siqueira Martins para construção da nova Igreja de Nossa Senhora de Belém.

1999: no final do ano de 1999 inicia a construção da nova Igreja de Nossa Senhora de Belém.

2003: em 2003 Dom Antônio Wagner da Silva Assume como bispo da Diocese de Guarapuava.

2015: naquele ano os artistas Dirce Sanches e Itamar Bittencourt renovaram a pintura de Santa Cecília.

2018: no dia 11 de novembro comemora-se os 200 anos da Igreja Nossa Senhora de Belém.

 

Conheça alguns fatos históricos e curiosos da Catedral Nossa Senhora de Belém



Comentários