ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Câmara de Vereadores de Guarapuava quer criar canais abertos de TV e rádio

Comissão especial está trabalhando para criar esses canais. Ainda não há definição de quanto as emissoras iriam custar.

14/02/2020

Reportegam: Cléber Moletta.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Guarapuava está trabalhando para criar uma televisão em canal aberto e uma rádio do Poder Legislativo municipal. A expectativa é criar as emissoras ainda em 2020, segundo o presidente da comissão especial que trata do tema, Marcio Carneiro (Cidadania23).

“Fomos buscar uma forma mais viável, se seria terceirizar ou a Câmara adquirir os equipamentos. Estamos fazendo levantamento de valores, assim que decidirmos o que é mais viável e mais prático para colocarmos o quanto antes a televisão no ar, nós vamos fazer”, disse o vereador, se referindo a uma viagem recente realizada às câmaras de Florianópolis e São José, em Santa Catarina.

O objetivo, segundo o vereador, é criar um canal de esclarecimento da população sobre o trabalho do legislativo. “[o objetivo] é levar a Câmara até as casas, para as pessoas terem melhor acesso e saber o que o é o trabalho do vereador, saber o que ele está fazendo, se está correspondendo os anseios da sociedade”, disse.

Na avaliação dele os canais atuais são limitados e não são acessíveis a população.

E qual seria a programação de uma televisão pública da Câmara de Vereadores de Guarapuava? Segundo o parlamentar as sessões ordinários e reuniões de comissão seriam transmitidas. Além disso um programa chamado “Fala  Vereador” será um dos atrativos do canal, mostrando ações do parlamentar. Licitações também seriam transmitidas, segundo o parlamentar.

A ideia não é nova. Em 2013 o então presidente Edony Kluber pretendia criar um Canal Cidadania, que seria viabilizado em parceria com a Prefeitura de Guarapuava. O projeto não teve continuidade.

Mas segundo Márcio Carneiro desde 2011 já existe um pedido para concessão de um Canal. O que João Napoleão (Pros), presidente da Casa, quer agora é fazer andar esse pedido. Segundo ele a televisão deve ser colocada no ar em parceria com as TVs da Câmara e Senado Federal.

A Legislação Federal de radiodifusão prevê concessões de canais públicos explorados por entes da administração pública, direta e indireta, em âmbito federal, estadual e municipal, e por entidades das comunidades locais, dentro do sistema digital.

E quanto custaria? Não há uma definição, segundo Marcio Carneiro. Mas recursos não são um problema para Câmara. Sobram recursos, conforme pode ser verificado nos orçamentos de anos anteriores. Em 2020 a Casa deve receber R$ 19 milhões para manter 21 vereadores e 124 funcionários.

As sobras do repasse ao Legislativo tem sido “devolvidas” ao Executivo nos anos anteriores.

Comissão

A Comissão Especial que trata da criação da televisão e rádio da Câmara é formada pelo vereador Márcio Carneiro (Cidadania23) e os servidores Eugênio Zolinger, Nael Paulo de Oliveira e Ney Peterson Fernandes.

Mais matérias sobre o Câmara de Guarapuava

Ministério Público classifica como falsa acusação de Élcio Melhem

Câmara de Vereadores de Guarapuava abre ano Legislativo nesta segunda (3)

 

 

 

 

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar