ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Reitores e seminaristas participaram da 43ª Assembleia da OSIB, em Guarapuava

25/01/2024

Jorge Teles com CNBB Sul 2

 

Guarapuava sediou, na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, nos dias 22 a 25 de janeiro, a 43ª Assembleia da OSIB.

Cerca de 60 padres reitores de seminário e seminaristas participaram deste momento importante para a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Sul 2 da CNBB.

“Processos psicoafetivos e autocuidado” foi o tema abordado nos três dias de assembleia, assessorado pela religiosa irmã Silvia Cristina Maia, das Irmãs da Copiosa Redenção. O encontro também contou com a presença do bispo de Foz do Iguaçu (PR) e referencial para a OSIB no Paraná, dom Sergio de Deus Borges

A temática foi desenvolvida ao longo de 11 conferências, intercaladas com momentos de trabalho em grupo e partilhas. Segundo irmã Silvia, na formação sacerdotal há uma ênfase muito grande na dimensão intelectual, deixando a dimensão psicoafetiva um pouco de lado. “Estamos refletindo nesses dias sobre esse lado tão obscuro ainda para o ser humano, que são os seus afetos, no que eles influenciam, inclusive na parte intelectual. É uma reflexão bastante profunda, participativa, com essa característica diferente aqui no Paraná, que reúne formadores e formandos”, afirmou ela.  

Além do estudo do tema, a assembleia foi marcada por momentos de oração e espiritualidade e pela convivência fraterna e partilha das alegrias e adversidades que cada reitor e seminarista vive. “Uma característica marcante da assembleia da OSIB é o que acontece fora da sala de palestra. São os diálogos, as conversas, as interações. Percebemos um pouquinho como está caminhando a formação nas outras dioceses, as vezes tão próximas de nós, mas que acabamos não dialogando. Então, a assembleia é sempre esse momento de encontro, fraternidade entre os formadores e seminaristas, e também de crescimento formativo. É uma grande graça e oportunidade poder participar”, disse padre Hélio Guimarães, da diocese de Ponta Grossa (PR).  

O presidente da OSIB-PR, padre Sandro Ferreira, da arquidiocese de Maringá (PR), avaliou que a assembleia foi muito participativa, envolvente e com um clima muito fraterno entre formadores e formandos. “A Ir. Silvia conduziu as reflexões de modo bastante profundo, com eficiência, com fundamentação e exemplos práticos. Isso despertou o interesse dos participantes nas reflexões. Foi uma excelente experiência de fraternidade o que vivemos nesses dias na assembleia da OSIB”, disse ele. 

Dom Sergio explicou que em sua missão como bispo referencial da OSIB ele representa todo o episcopado paranaense junto aos formadores e formandos. “Aqui na assembleia, eu represento todos os bispos. Eu venho, em nome do episcopado paranaense, dizendo que nós estamos juntos, acompanhamos, e queremos contribuir e acolher a contribuição deles, a fim de que o processo formativo e a caminhada da Igreja sempre mais cresça e se desenvolva”, afirmou o bispo. 

Comentários