ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Associação de cervejeiros vai assumir Centro Comercial do Parque das Araucárias

Espaço será usado para fabricação e venda de cervejas artesanais guarapuavanas.

21/11/2019

Ouça no player.

Reportagem Cléber Moletta.

O espaço do Centro Comercial Parque das Araucárias, em Guarapuava, será reformado e aberto ao público pela Associação de Cervejeiros Artesanais de Guarapuava (Artecerva). O local construído entre os anos 2005 e 2008 pertence à Prefeitura de Guarapuava, mas nunca foi utilizado. Depois de vencer uma concorrência pública os associados da Artecerva tem agora permissão para utilizar uma área de 128 m² (3 boxes) para fabricar e vender cervejas artesanais.

“Além da reforma do ambiente para a produção de cerveja a associação terá também uma pequena loja para venda, principalmente, dos produtos dos cervejeiros, para que todos que passam rodovia possam adquirir o produto guarapuavano”, explicou Cássia Fassbinder, presidente da Artecerva.
A previsão da Artecerva é finalizar a reforma em abril e iniciar a produção e comercialização em maio de 2020. Todos os recursos para reforma serão bancados pelos associados como contrapartida pelo uso do espaço que permanece sendo patrimônio público, mas com permissão de uso da Associação. 
Com apoio da prefeitura, que vai fornecer equipamentos, eles vão construir uma cozinha que poderá ser utilizada por todos os associados.
“Tornar esse espaço uma incubadora de cervejeiros, que tem o intuito de ensinar o cervejeiro de pequeno porte a como produzir em escala maior, comercial, e dentro das condições de sanidade”, explica Cássia. 
Atualmente a maioria dos associados faz os produtos em casa, mas sem a estrutura necessária e registros dos órgãos de controle. Por isso eles não conseguem comercializar as cervejas. Isso deve mudar com a inauguração da pequena fábrica coletiva.
Com equipamentos adequados e todas as condições sanitárias atendidas, tudo que for feito e engarrafado no local poderá ser comercializado seguindo todos os requisitos legais.

Artecerva

Criada no início de 2018 a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Guarapuava reúne produtores de cerveja da cidade. “O intuito da associação é alavancar a economia gerada em torno da produção cervejeira, dar incentivos em tecnologia e conhecimento aos cervejeiros artesanais”, disse Cássia. 
Todos os ‘paneleiros’, como também são conhecidos os cervejeiros artesanais, podem buscar a Artecerva e se associar, segundo a presidente. Os detalhes estão em páginas nas redes sociais.

Histórico do lugar

Uma obra que foi construída entre os anos de 2005 e 2008, mas nunca foi inaugurada. O Centro Comercial Parque das Araucárias, como é chamado agora o conjunto de boxes instalado as margens, custou R$ 730 mil. 
Na época a obra do Centro de Eventos e Apoio ao Turismo, agora chamado Centro Comercial Parque das Araucárias, foi construída para transferir os vendedores de batata que comercializavam seus produtos às margens da BR 277, o que era irregular e perigoso para eles e para quem trafegava pela rodovia. No entanto, o local nunca teve utilidade. A informação publicada pela Prefeitura de Guarapuava em 2015.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar