ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Pérola do Oeste cobra subsídio da Prefeitura para não parar transporte público em Guarapuava

Segundo empresa, queda de passageiros foi de 85% em abril e gerou perda de receita.

21/05/2020

A empresa Pérola do Oeste, concessionária que realiza o transporte coletivo urbano em Guarapuava, afirmou em nota publicada em seu site que  precisa de ajuda financeira da Prefeitura para não paralisar o serviço. Segundo a empesa, a queda de passageiros, causada pelas medidas de contenção do novo coronavirus, reduziu o faturamento da empesa e gerou desequilíbrio econômico-financeiro.

Segundo a empesa, desde o final de março foram solicitados subsídios. A assessoria não especificou, na nota, que tipos de subsídio foram solicitados, nem a quantia necessária. A reportagem da Rádio Cultura solicitou essas informações e aguarda retorno.

A Pérola alertou, contudo, “sobre o risco de colapso do sistema de transporte público na cidade, devido à necessidade de manutenção da oferta desse serviço essencial num momento de queda abrupta de passageiros em função das medidas de isolamento necessárias para conter o avanço da Covid-19”.

Ainda segundo nota publicada em seu site, a concessionária afirma que o serviço “já estava acontecendo em desequilíbrio econômico, sem reajuste da tarifa”.

Em declaração publicada no site, o diretor da empresa, Ruy Camargo, afirmou: “Agora temos esse grande desafio causado pela epidemia do coronavírus que ocasionou uma queda média de 85% no número de passageiros transportados no mês de abril. Já acumulamos compromissos de valores a serem pagos que superam o valor de R$ 1,6 milhões. Nenhuma empresa consegue continuar operando com um prejuízo desse”.

Segundo ele o faturamento atual não cobre nem mesmo as despesas de combustível e alertando sobre a iminente paralisação do sistema.

A prefeitura foi procurada, mas ainda não se posicionou. A responsabilidade pelo transporte coletivo é da Prefeitura., que concedeu o serviço, mediante licitação, a empresa Pérola do Oeste.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar