ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Incidência da Covid-19 na regional de Guarapuava está entre as menores do Estado

Desde o início da pandemia, 20 municípios da região seguem com menores índices de contaminação pelo coronavírus.

18/05/2020

Na região de saúde de Guarapuava, composta por 20 municípios, se registra uma das menores incidências de Covid-19 do Paraná, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Os dados do boletim mais recente, de domingo (17), mostram que são 41 infectados por milhão de habitante. A menor incidência entre as 22 regionais, confirmando uma tendência desde que a pandemia chegou ao estado. Atualmente são  19 casos confirmados, 11 desses já curados.

A regional também é uma das cinco que não registrou mortes em decorrência da doença.

No entanto, é preciso considerar que a população não está sendo testada, o que pode gerar subnotificação. Ou seja, pessoas podem estar com o vírus, mas sem testes, não tem a confirmação e não entram nas estatísticas oficiais.

Outro fator que deve ser considerado é que mesmo com poucos casos oficialmente notificados, a região está com 70% dos leitos de UTI adulto ocupados. São dez leitos de unidade de terapia intensiva, instalados no Hospital São Vicente, exclusivos para pacientes com confirmação ou suspeita para Covid-19. Na noite de domingo (17) eram sete pacientes internados.

Na enfermaria outros sete pacientes estavam internados em uma ala específica para tratar pacientes Covid.

Guarapuava e região compõem o setor Leste do Paraná na divisão feita pela Sesa em sua política de enfrentamento do coronvirus. Nesta regional, que inclui Curitiba, a ocupação de leitos adultos é de 39% e pediátrica 33%, segundo informação atualizada no domingo (17).

Comparação

A média de incidência no Paraná é de 199 e no Brasil 1103 por milhão de habitante, enquanto Guarapuava é de 41. No estado, a regional com maior casos proporcionais é Paranavaí, com 968 casos a cada milhão de habitantes.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar