ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Empresas terão que testar funcionários para Covid-19 em Guarapuava

Medida vale para empresas com mais de 50 funcionários e está prevista em decreto municipal.

28/04/2020

Ouça no player.

A Prefeitura de Guarapuava vai obrigar empresas com mais de 50 funcionários a testarem seus colaboradores para Covid-19. A testagem está prevista no último decreto que alterou regras para funcionamento do comércio, no dia 24 de abril. Nesta segunda-feira (27) foi pulicado um protocolo de aplicação de testes rápidos de Covid-19, orientando como as empresas sobre como devem proceder.

Leia também: Para alcançar Alemanha, Guarapuava teria que aplicar mais 4500 testes de Covid-19

Os testes que devem ser aplicados são os rápidos, que atestam a presença dos anticorpos IgM e IgG da síndrome respiratória relacionada ao Coronavirus. O fluxo de aplicação prevê que devem realizar os testes trabalhadores com febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória por ao menos oito dias.

Caberá a Secretaria de Saúde capacitar as equipes de medicina e segurança do trabalho das empresas para que elas apliquem os testes. Já as empresas deverão contratar laboratório ou comprar os kits para testar funcionários. Também caberá a empresa organizar um cronograma de aplicação dos testes.

Em casos positivos, a empresa é obrigada a avisar a Secretaria Municipal de Saúde por meio do call center do Covid-19. No caso de positivo, o funcionário deve ser afastado por no mínimo 14 dias e seguir regras de isolamento social. Antes de retornar, o trabalhador deve passar por avaliação médica.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar