ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

10º Encontro Regional dos Coordenadores da Pascom aconteceu em Londrina

Representantes de 17, das 18 dioceses do Paraná, participaram do encontro de formação e articulação da Pascom no Paraná.

09/03/2020

O encontro teve início na noite de sexta-feira, dia 6, com a acolhida do arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, Dom Geremias Steinmetz. Em suas palavras, ele comentou que há uma “questão quase afetiva da Pascom do Paraná com Londrina”, pois a cidade é uma das primeiras dioceses a iniciar um trabalho na Pastoral da Comunicação. “Esse encontro vem fortalecer que a Igreja de Londrina é observada e oferece elementos de crescimento e análise que fazem a gente pensar e repensar metodologicamente a questão da evangelização”, afirmou dom Geremias.

Após a composição da mesa, composta por Dom Geremias, Dom Mário Spaki, Padre Valdecir Bressani, assessor eclesiástico para a Pascom e Antônio Kayser, coordenador regional da Pascom, o arcebispo de Londrina proferiu a palestra de abertura. Em pouco mais de uma hora, Dom Geremias contou aos participantes como foi a Visita Ad Limina Apostolorum dos bispos do Paraná, que aconteceu em Roma, nos dias 17 a 27 de fevereiro de 2020. Ele comentou sobre os assuntos mais importantes abordados nas reuniões em cada Dicastério, Congregação ou Pontifício Conselho e também sobre o que os bispos conversaram com o Papa Francisco, na audiência que aconteceu no dia 24 de fevereiro.

Mudança de época, missão, juventude, as missas extraordinárias, casais de segunda união, rezar pelas vocações, ação social, a vida e o descanso dos bispos foram alguns dos temas abordados com o Papa Francisco. “Foi uma experiência rica. Uma verdadeira graça de Deus”, comentou dom Geremias.

Um dia intenso de formação e espiritualidade

Na manhã do sábado, dia 7, foram abordados dois temas: “A história da comunicação no Brasil”, pela professora doutora Flora Neves Souza; e “Os desafios e perspectivas da comunicação”, com o professor doutor Reinaldo Zanardi.

“É importante para a Igreja conhecer o contexto no qual a comunicação nasceu no Brasil e ter um olhar crítico nesse sentido para não utilizar a comunicação como meio de controle”, defendeu a professora.

Para o professor Reinaldo, o grande desafio que a comunicação na Igreja e na sociedade enfrenta hoje é pensar a comunicação a partir das redes sociais e falar para vários públicos. “Na Igreja, podemos utilizar formas que já estão consolidadas na comunicação para comunicar conteúdos da Igreja de forma ética. Por que não usar memes e vídeos curtos, por exemplo, na comunicação das nossas paróquias?”, instigou o professor.

Após as duas palestras, o bispo referencial da Pascom, dom Mário Spaki, e o assessor eclesiástico, padre Valdecir Bressani, se juntaram aos conferencistas para responder as dúvidas da plateia. Foram abordados temas como o fim do jornal impresso, o caminho que a Igreja trilha na comunicação e a diferença entre comunicar e informar.

 

10º Encontro da Pascom: Os desafios da comunicação atual

No período da tarde, mais duas palestras fizeram parte da programação do encontro: “Comunicação da Igreja”, com o Padre Valdecir Bressani; e “A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoaos (LGPDP)”, com Vanessa Matos Lopes.

Padre Valdecir falou sobre a evolução do pensamento sobre a comunicação na Igreja, a partir de seus principais documentos, especialmente a partir do Concílio Vaticano II. Já Vanessa Matos apresentou essa Lei, que entra em vigor em agosto deste ano, e falou sobre os cuidados que as paróquias devem tomar ao publicar fotos e vídeos em seus canais de comunicação. Um assunto que gerou muitos questionamentos em toda a assembleia.

No final da tarde, aconteceu a missa presidida por Dom Mário Spaki e concelebrada pelos padres presentes no encontro e um diácono. Após o jantar, o encontro seguiu até as 22 horas com a partilha das principais atividades realizadas pelas Pascom nas dioceses.

 

Articulação da Pascom no Paraná

No domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as atividades do encontro foram abertas com a oração de uma dezena do rosário pelas vocações. O bispo de Paranavaí, Dom Mário, conduziu o momento, convidando as mulheres presentes para vir a frente e conduzirem as Ave-Marias.

Após a oração, Antônio Kayser conduziu a discussão de alguns assuntos práticos sobre a Pastoral da Comunicação, como os encaminhamentos para o 3º Mutirão Regional de Comunicação, que acontecerá na Diocese de Paranaguá no próximo mês de agosto; o 7º Encontro Nacional da Pascom, que acontecerá no mês de julho, em Belo Horizonte (MG); o cadastro nacional dos agentes da Pascom e a campanha #EuSouPascom; partilhou sobre as atividades da Pascom em nível nacional; sobre a criação de uma escola de comunicação e a formação de Grupos de Trabalho com base nos quatro pilares do Diretório da Comunicação (Doc. 99): formação, produção, espiritualidade e articulação.

O encontro conclui-se com a missa no final da manhã, presidida por Dom Geremias Steinmetz e concelebrada por Dom Mário Spaki e os demais padres presentes. Ao final da celebração, Dom Mário fez um agradecimento a todos que se dedicaram na organização do encontro, ao coordenador Regional, Antônio Kayser, a Dom Geremias que acolheu o encontro na sua Arquidiocese e ainda convidou as mulheres para ficarem ao redor do altar e receberem a bênção e uma rosa.

 

CNBB Sul 2

Comentários