ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Guarapuava sedia 18ª edição do espetáculo "A Paixão de Cristo"

Como em 2019, o evento será realizado no Domingo de Ramos, dia 5 de abril, a partir das 20h, na Praça da Fé, em Guarapuava.

05/03/2020

No dia 5 de abril, Domingo de Ramos, a Praça da Fé, em Guarapuava sediará pela 18ª vez o espetáculo “A Paixão de Cristo”. Um dos eventos mais esperados do ano, a peça teatral que representa a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo atrai milhares de pessoas da cidade e região, desde sua primeira edição, em 2002. O evento, promovido pela diocese de Guarapuava, é considerado de grande magnitude e já se tornou tradicional na cidade.

Como em 2019, o espetáculo religioso será realizado no Domingo de Ramos. Em edições anteriores, a encenação da peça era promovida na Sexta-Feira Santa, mas agora, com o intuito de levar todas as pessoas a refletirem sobre o verdadeiro sentido da Semana Santa, optou-se por apresentar a Paixão de Cristo no Domingo de Ramos, período este que tem início a preparação para a Páscoa e está em conformidade com a Liturgia.

Com base na Campanha da Fraternidade deste ano, que aborda o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), o espetáculo A Paixão de Cristo busca conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

Este ano, a coordenação do espetáculo é do pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém, padre Jean Patrik Soares que se disse muito motivado para mais esta tarefa de evangelização e compromisso cristão.

A direção da peça é de Pedro Schinemann, que contou que os preparativos e ensaios começaram ainda em janeiro deste ano. Ele explica que o espetáculo vai falar sobre a depressão, um mal que assola muitas famílias no mundo inteiro, sobretudo, no Brasil.

“A Paixão de Cristo de 2020 vem com temas específicos para mexer com o espectador. Tanto em Guarapuava, como nas demais regiões do País, a depressão é uma triste realidade que causa sofrimento a muitas famílias. Notamos que o jovem é muito afetado por este problema. Levando em conta essa temática, por meio da mensagem de doação de Jesus, vamos mostrar uma das formas de ajuda para essa doença”, pontuou o diretor.

O preconceito, sob todas as formas, também será um assunto em debate na peça. “Vamos trazer à tona os preconceitos para com o negro, o branco, homens, mulheres, ricos e pobres. Quem for assistir ao espetáculo pode esperar novas mensagens de Jesus Cristo para os dias atuais, que deu e continua oferecendo sua vida por nós”, detalhou Pedro.

Os ensaios, que ocorrem nas paróquias do Decanato Centro em horários diferenciados, contam com a participação de diversos setores da Igreja, como grupo de jovens e integrantes dos grupos da terceira idade, por exemplo.

ELENCO

Mais de duzentas pessoas trabalharão como atores, no desempenho de diversos papéis para contar a história de Jesus Cristo, nos momentos que antecedem sua morte na cruz. A presença de cada um no palco, conforme destacam os organizadores, é de extrema importância, pois através da soma dos trabalhos é que os resultados surgirão e se mostrarão à forma de beleza e fé aos espectadores.

O texto do espetáculo foi dividido em seis núcleos. Cada núcleo, segundo a coordenação, conta com dois diretores que farão os ensaios separadamente para depois juntarem as cenas em ensaios gerais. Cada paróquia participante ficará encarregada de cenas específicas.

Para abrigar o evento, será montado um palco com mais de quinhentos metros quadrados. A produção e captação de recursos para a peça é de responsabilidade da Ação Evangelizadora da diocese de Guarapuava, com a coordenação do padre Sebastião José Gulart.

Quem tiver interesse em participar do elenco do espetáculo, pode entrar em contato com a organização, pelo telefone com WhatsApp, número 42 9 9912 9498.

Diopuava

Comentários