ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Liturgia, leitura e oratória foram temas de formação na Paróquia Bom Jesus

A formação foi uma iniciativa da Pastoral da Comunicação (Pascom), mas envolveu a comunidade como um todo.

16/02/2020

No sábado, 15 de fevereiro, na Paróquia Bom Jesus de Guarapuava aconteceu uma formação voltada à Liturgia, mais especificamente aos leitores.

Durante à tarde, das 13h30 às 17h30, trinta e cinco pessoas, das paróquias Perpetuo Socorro, Santa Terezinha, Catedral e Bom Jesus receberam informações, debateram e praticaram. A formação foi uma iniciativa da Pastoral da Comunicação (Pascom) Bom Jesus, mas envolveu a comunidade como um todo.

Na abertura do encontro o administrador paroquial, Frei Eduardo Gomes Cesare, acolheu a todos dando as boas vindas e realizou a oração inicial.

Na sequência Meriele Haçul trabalhou a Liturgia na prática repassando diversas orientações e dicas. “É um serviço que prestamos para o bem comum, para o povo, e deve ser prestado com muita responsabilidade”, disse.

Meriele também falou sobre a preparação do ambiente, o antes, e o que envolve a equipe de leitores durante a celebração.  “A maioria das orientações dizem respeito ao que ocorre na paróquia Bom Jesus, mas de maneira geral aplica-se às outras”, explicou. “Nas primeiras páginas do Missal Romano estão as instruções sobre a Missa, mas cada sacerdote tem a liberdade para fazer os ajustes de acordo com a sua comunidade”, disse.

A segunda parte da formação foi conduzida pelo instrutor Guilherme Nunes, da Comunicativa Oratória e Treinamentos. Ele abordou a leitura e a oratória, demonstrando diversos exemplos, ensinando técnicas e trabalhando aspectos práticos.  Guilherme falou sobre a importância de uma boa leitura e disse que ela pode auxiliar muito na homilia.  “A palavra bem proclamada pode mudar a vida de uma pessoa”, sublinhou.

 

Pascom Bom Jesus

Comentários