ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Hospital de Guaraniaçu oferece atendimento para comunidade rural

Hospital foi uma das instituições beneficiadas pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2019.

29/01/2020

A Fundação de Saúde Santo Antônio dos Trabalhadores Rurais de Guaraniaçu (Pr) hospital filantrópico sem fins lucrativos, foi uma das instituições beneficiadas pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2019. Com o objetivo de realizar atendimento de urgência e emergência para a população rural de Guaraniaçu, o hospital é o único da região que oferece assistência 24 horas. 

Atualmente com 49 leitos e muitos atendimentos, o hospital necessita constantemente de todo o tipo de doação para se manter. Foi pensando nisso que a irmã Sirlei da Silva, voluntária do hospital, coordenou o projeto “Saúde quem ama cuida”, cujo foco era arrecadar recursos para a compra de equipamentos e materiais para a instituição. “A iniciativa também teve como foco despertar a  solidariedade nos fiéis em relação a um problema concreto que envolve a população de Guaraniaçu e região, que é a falta do básico na saúde”, apontou irmã Sueli.

Com a aprovação do projeto pelo Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB, especialmente na época em que a Campanha da Fraternidade tinha como tema políticas públicas, o hospital conseguiu recursos para a compra de medicações, aparelho específico e uniformes adequados para os profissionais que realizam procedimentos cirúrgicos. “A população carente e que, em especial não tem plano de saúde, são os mais vulneráveis e prejudicados no atendimento justamente pela carência de recursos que o hospital tem passado. Além de suprir uma necessidade, o apoio do Fundo despertou na equipe mais confiabilidade e segurança ao exercer a profissão”, afirma irmã Sueli.  

Ainda segundo Sueli, a colaboração do Fundo floresceu a esperança em continuar lutando e melhorando a saúde da população local. “Atingiu nosso objetivo 100% que é o de atender bem a população garantindo ferramentas necessárias para a equipe, obtendo mais disposição e alegria na esperança do sonho realizado”, finalizou a irmã. 

O Hospital

O Hospital Santo Antônio dos Trabalhadores Rurais atualmente conta com 28 funcionários e, em média, de 8 a 10 médicos que prestam atendimento vinte e quatro horas. Atualmente contempla os municípios de Guaraniaçu, Catanduvas, Nova Laranjeiras, Campo Bonito e Diamante do Sul, Ibema e tem um pronto-socorro, que presta atendimento 24 horas de urgência e emergência.

 

CNBB

Comentários